sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Os Cartuchos do ATARI



Boa noite amigos, semana passada eu falei sobre a chegada do Atari ao Brasil em 1983 e o sucesso de venda que os aparelhos fizeram por aqui.
Hoje vamos falar dos Jogos para o Atari que também foram introduzidos no país de forma impar. Uma das grandes caracteristicas dos cartuchos nacionais do Atari, foram as alterações nos códigos dos jogos originais de forma a trocar os nomes e logomarcas das empresas que os produziam. Devemos nesse ponto, dar a mão a palmatória para os engenheiros das industrias nacionais que produziam cartuchos, como a Dynacom e Canal 3, pois alterar codificação nos registradores desses cartuchos deveria ser uma experiencia tão agradavel quanto espetar lâminas de barbear em brasa na pele e depois jogar alcooll por cima, tal complexidade desses circuitos. Os Cartuchos produzidos aqui, ajudaram e muito a consolidar o Atari no Brasil, pois eles eram mais baratos que os cartuchos importados "originais". Para manter esse preço competitivo, as empresas lançaram mão de fatores esteticos como caixinhas de plastico protetora e manuais coloridos, como fatores técnicos, como os contatos que recebiam um banho de niquel no lugar do dourado, isso não signifacava de forma alguma baixa qualidade, uma vez que esses cartuchos funcionavam (e alguns funcionam até hoje) perfeitamente por muitos anos.



A Polivox, fabricante do Atari nacional, sentiu a conc
orrencia, e acabou fazendo uma especie de "merchandise" em um dos capitulos da novela "Transas e Caretas" da Rede Globo, dizendo que somente os cartuchos originais da Atari deveriam ser usados e que cartuchos banhados a niquel eram de baixa qualidade e poderiam estragar o video-game (alguma semelhança com os dias de hoje, e a historia que CDs e DVDs gravados estragam os aparelhos). O que a Polivox não esperava era que a Dynacom e as outras iriam comprar a briga, e obrigaram a Polivox a dar provas de tal informação. Não sei como terminou isso, só sei que os cartuchos nacionais banhados a niquelcontinuaram sendo vendidos sem problemas. Outro fenomeno dos cartuchos do Atari no Brasil, foi sem dúvida as famosas "series" de cartuchos. Cartuchos da "Serie Ouro" e da "Serie Prata", os Cartuchos da "Serie Prata" tinham menor preço que os Cartuchos da "Serie Ouro", surgiram também algumas séries diferenciadas como a "Serie Diamante", quando um jogo era muito procurado, exemplo Decathlon (Também conhecido como "aquele que ferrou o Joystic"), por causa das Olimpiadas de Los Angeles de 1984, eles eram colocados na "Serie Diamante". Embora essas series fossem uma estrategia de mercado para cobrar mais caro pelos jogos, estas serie também tinha um fator técnico, jogos da Serie Prata eram armazenados em Bancos de Registradores de 2 Kb, e os jogos da Serie Ouro tinham Bancos de 4 Kb, o que aumentava o custo de produção devido ao valor dos circuitos.



Outra ousadia dos produtores brasileiros foi a produção de cartuchos com 2 ou com 4 jogos, que eram trocados em chaves cambiaveis no proprio cartucho.
A febre era enorme, os lançamentos de cartuchos eram a noticia entre a garotada, o Atari realmente havia se tornado uma mania nacional, assunto na escola, na rua, no campinho, amigos trocavam cartuchos entre si, essa troca era basicamente o seguinte: Um amigo emprestava um cartucho para outro em troca de outro por um periodo determinado. Bons tempos aqueles, mais como tudo que é bom acaba, vamos ficando por aqui, semana que vem iremos falar da ascenção do Atari nos anos de 1983 e 1984, e da sua queda no chamado "crash" de 1985, prometo oferecer a você leitor o download de um Emulador e diversas Roms do Atari para matar a saudade do video game mais amado do planeta.


* Esse post foi escrito ao som do CD "Os Saltimbancos" de Chico Buarque de Holanda e Luiz Enrique

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lendas Urbanas



Boa noite amigos, estou aqui hoje para tratar de um assuntos sobrenaturais, portanto se você, caro oitentista, não tiver nervos de aço, evite o texto a seguir. Pois hoje vamos tratar das Lendas Urbanas da decada de 80, se você tiver coragem de seguir em frente nesse texto provavelmente vai se lembrar do caso que aconteceu com a prima da amiga da irmã do seu vizinho.

Loira do Banheiro

Sem duvida a Lenda Urbana mais famosa de todas, toda escola pelo menos tem uma "Loira do Banheiro", o fantasma da menina que gostava de cabular as aulas se escondendo no banheiro feminino, e acabou morrendo lá dentro, e assombrava os banheiros das meninas nos colegio.
Essa Lenda tem inumeras variações como a da menina-de-algodão, nesse caso a loira aparece para as meninas pedindo para tirar o algodão do nariz, e a moça do espelho, que se você fixar no espelho do banheiro e chama-la 3 vezes ela ira aparecer e te matar.
A história tinha muita força no colegio onde eu estudava, me lembro que muitas meninas evitavam o banheiro por medo de encontrar com a loira.
Provavelmente dessa história ou de uma variante dela na Inglaterra, que a escritora J.K Rowling tirou a Murta-que-geme dos livros de Harry Potter.

Os Bonecos assassinos do Fofão e da Xuxa

Essa é outra clássica da década de 80, contavam que o Boneco do Fofão tinha um punhal escondido dentro dele, resultado de um pacto com Satã do ator Orival Pessini, em troca de sucesso
e riqueza ele escondeu um punhal dentro dos bonecos, e de noite o boneco ganhava vida e matava as crianças.
Outros dizem que foi o fabricante dos brinquedos que colocou o punhal dentro do boneco, como pagamento de um pacto.
Me lembro bem dessa história que se não me engano foi espalhada por um suposto Pastor Evangélico, e que depois disso alguns pais queimaram os bonecos do Fofão de seus filhos, e outros juravam que abriram o boneco e realmente existia o tal punhal dentro dele. O que eu sei é que a haste que segurava a cabeça do brinquedo lembrava um punhal, mais era plastica e nao furava nem uma sacola de supermercado direito.

Já a história da boneca da Xuxa era quase q
ue uma versão feminina do Boneco Assassino do Fofão, na boneca da Xuxa segundo as Lendas Urbanas da década de 80, também existia um punhal, fruto do mesmo pacto, (Orival Pessini deveria ter revisto esse contrato com o Cambrulhão, porque se o mesmo pacto foi feito ele deveria ter recebido o mesmo retorno financeiro da Xuxa ) e a Boneca também ganhava vida e matava as criancinhas enquanto estavam dormindo.



Essas lendas dos Bonecos do Fofão e da Xuxa, surgiram por volta de 1988, curiosamente quando o filme Brinquedo Assassino (Childs Play), estreou no cinema, nesse filme um garoto ganha um boneco (por sinal parecido parecido com o Fofão), da marca Bonzinho
, que estava possuido pela alma de um Assassino em Serie, é muito provavel que esse filme tenha "inspirado" tal bobagem.


Olha só como eles se parecem

Bem pessoal essa foram três das Lendas Urbanas mais famosas da dácada de 80, se algum de vocês lembrar de mais alguma, por favor me escrevam que terei o maior prazer de colocar aqui, em outra ocasiao.

* Esse post foi feito ao som do CD Patricia Marx 1987

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Os GOONIES, um dos maiores classicos dos anos 80




Oi Amigos, hoje eu estou aqui para falar de um dos grandes sucessos do cinema da década de 80.A historia de um grupo de garotos que ao estarem próximos de perder suas casas encontram em um sótão, um misterioso Mapa do tesouro. Sabem de quem estou falando? Claro que sabem, sem duvida estou falando de OS GOONIES.
Os Goonies fo
i um filme com o roteiro escrito por Chris Columbus , produzido por Steven Spilberg e dirigido por Richard Donner em 1985, com Sean Austin como Mickey, Josh Brolyn como Brand, Corey Feldman como Bocão (Smouth no original), Ke Huy Quan como Dado (Data no Original), Kery Green como Andy , Martha Plimpton - Stef e o inesquecivel Jeff Cohen como O Gordo (Chunk no original).
Me lembro nitidamente da primeira vez que eu assisti Os Goonies, na Tem
peratura Máxima da Globo, em um domingo chuvoso na minha casa e Fervedouro-MG, eu simplesmente amei aquele filme. Depois disso assisti várias vezes na Rede Globo, gravei em VHS uma vez que passou na sessão da tarde, e quando comprei meu primeiro aparelho de DVD em 2005, rodei quase o país inteiro atras desse filme em DVD, até que encontrei no Shoptime.com
Toda a historia do filme se passa quando os garotos que estavam prestes a ter suas casas demolidas para o aumento da area de um Clube, quando os garotos estão na casa de Brand e de
Mickey resolvem ir ao sótão para ver se havia alguma coisa que pudessem pegar para eles no meio das coisas do Pai de Mickey, eles encontram um Mapa do Tesouro de mais de 200 anos, junto com uma moeda espanhola do século XVI e um recorte de jornal de quase 100 anos, contando a historia de um caçador de tesouros que desapareceu ao procurar o tesouro do Pirata Willie, O Caolho.
Mickey que conhecia a história de Willie O Caolho pega o Mapa e sai com os outros garotos atrás do tesouro do
s piratas e assim conseguiriam pagar a hipoteca de suas casas.
Chegando na praia, eles descobrem que o tunel que levava ao tesouro estava no porão de um Restaurante a
bandonado, mais o local não estava tão abandonado assim, o Restaurante servia de esconderijo para uma familia de Bandidos e um amável monstro com um rosto que só uma mãe poderia amar.
Para evitar que fossem pegos os garotos fogem por um tunel na lareira do restaurante, e passando por cavernas e armadilhas vão em busca do lendário tesouro. Uma aventura empolgante e deliciosa que prende o espectador a cada cena.

Para ter ideia de quando eu gosto desse filme, é só dar uma olhada no video que existe na primeira página desse Blog, uma das cenas mais clássicas e engraçadas de Os Goonies, quando Gordo (Chunk) é capturado pela família Fratelli e começa a confessar aos bandidos tudo que ele ja havia aprontado.


"Tá bom tudinho, tudinho, eu falo, na terceira série eu colei na prova de história, na quarta série eu roubei a peruca do meu tio e colei na cara quando fiz o papel de Moisés na peça da minha escola, na quinta serie empurrei a minha irmã pela escada e coloquei a culpa todinha no cachorro, mas a pior coisa que eu ja fiz foi, eu trouxe um vômito de mentira de casa e eu entrei no cinema e escondi o vômito no casaco, subi para o balcão e comecei a fazer barulhos desse jeito: - Blerg, Blerg !!!! - e joguei o vomito lá de cima em todo mundo la embaixo, ai entao foi horrivel todo mundo começou a enjoar e a vomitar uns nos outros e eu nunca me senti tão mal em toda a minha vida !!!"

Essa é uma das cenas mais classicas de O
s Goonies assim como a cena do Poço dos Desejos, e do Navio Pirata indo embora para o mar.
Te
m também a trilha sonora da Cindy Lauper interpretando Goonies 'R' Good Enough, um clássico dos anos 80, que incorpora perfeitamente ao clima do filme.
Os Goonies também foi um filme de baixa produção, entao ele tem alguns erros de gravação
que são muito interessantes, vou citar apenas alguns nesse post, que tornam o filme mais engraçado ainda.
  1. No inicio quando Mickey aciona o seu dispositivo para abrir o portão, a bomba começa a encher um balão vermelho e quando o balão estoura está cor de rosa.
  2. Na hora que Troy é jogado para o ar quando o vaso explode ele está sentado no vaso sanitário de calças, eu pergunto, porque uma pessoa sentaria no vaso sanitário com as calças levantadas?
  3. Para quem tem a versão legendada do DVD pode ver Mickey chamar claramente seu irmão Brand de Josh (Nome do ator que fazia o papel de Brand, Josh Brolyn) quando ele esta discutindo com ele no porão do Restaurante dos Fratelli.
De nenhuma forma eu enumerei esses "errinhos de gravação" para desmerecer esse grande filme, como eu disse são pequenos erros que deixam o filme mais legal ainda, afinal todas grandes produções do Cinema são recheadas de erros desse tipo, mais essa é uma outra história...

Vamos ficando por aqui por hoje, espero que tenham gostado do meu texto sobre esse filme que mexeu com a minha imaginação e de tantos outros, afinal de contas, Quem na infância nunca sonhou encontrar um Mapa do Tesouro que os levasse a uma fantastica aventura? Talvez seja por isso que os Goonies até hoje encantam crianças e adultos de todas as idades.

* Essa Postagem foi feita ao som de João Penca e seus Miquinhos amestrados e Cindy Lauper Goonies 'R' Good Enough.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Fantástico JASPION




Bem pessoal, hoje nós vamos falar de mais um dos maiores hérois do passado que marcaram a nossa Geração, "O Fantástico JASPION".
Ah, JASPION, como eu gostava daqueles efeitos de filme B que só as séries japonesas podiam oferecer, aqueles prédios em miniatura sendo destruídos por monstros gigantes, aquelas explosões fajutas, aqueles efeitos computadorizados de 5ª categoria. Hoje podemos ver as coisas por esse ângulo, mas na epoca quantos de nós não nos encantamos com aquilo?
Jaspion foi exibido na TV Manchete entre os anos de 1986 e 1992, que juntamente com Changeman abriram o caminho para as séries do Genero Tokusatsu na decada de 80, continuando o impacto de National Kid nos anos 70 e Ultraman e Ultraseven na primeira metade dos anos 80, Jaspion reinou absoluto na telinha da TV na segunda metade da decada de 80.
A série contava a história de um garoto que sobreviveu a um acidente na nave espacial onde seus pais morreram. Quando é encontrado pelo profeta Espacial Edin (Edgin na versão Japonesa), que o cria como um filho sabendo que ele vai ser o guerreiro encarregado de destruir o mal criado por Satan Goss.
Quando o jovem Jaspion aceita o seu destino e Edin lhe dá armas que o ajudariam no combate, a Androide Anri, a Nave Daileon (que também se tornava um poderoso robô gigante), e sua armadura Metaltex que era invocada com seu comando mental. Edin também incubiu Jaspion de encontrar os destroços da Biblia Galatica que se espalhou pelo Universo quando seu o planeta natal se chocou com um cometa.

Durante os combates, Jaspion faz varios aliados como o Professor Nambara, a pequena Alienigena Myia, e o policial espacial Boomerman.
Em um dia enquanto monitorava a terra Jaspion recebe um feixe de luz que quase o deixa cego, esse, segundo Edin era o sinal da Biblia Galatica que indicava em qual planeta estariam as 5 crianças e o Bebê irradiados pela Luz, que fariam surgir o pássaro
dourado capaz de derrotar Satan Goss.
Para isso Jaspion como o escolhido deveria reunir as cinco crianças e o Bebê e assim encontrar o passaro dourado, ao saber que ele estari
a na Terra, Satan Goss manda suas criaturas até o Planeta para impedir que a profecia se realize.
Quando muitos de seus lacaios ja
haviam sido derrotados, Satan Goss envia seu próprio filho McGaren (Mad Galant no original) para derrotar Jaspion, mas este liquida McGaren usando a sua Cosmic Laser, que grita pelo pai antes de morrer.
A Morte de McGaren deixa Satan Goss furioso, e parte ele próprio pa
ra a Batalha final.
A Luta entre Jaspion e Satan Goss
se torna cada vez mais intensa, mas Edin consegue impedi-lo sacrificando a própria vida para que Jaspion encontre o Bebê.



Ao saberem da morte de Edin, as 5 crianças se reunem e com os pedaços da Biblia Galatica fazem aparecer o Pássaro Dourado, que se transforma em uma espada que é empunhada pelo Gigante Guerreiro Daileon.
Mesmo com Jaspion controlando Daileon e a espada dourada Satan Goss consegue desviar dos golpes de Jaspion com bastante destreza, até que um terremoto abre no chão e um Ovo Dourado surge com um Bebê dentro, o bebê ao chorar paralisa o Poderoso Satan Goss, então Daileon usando a espada acerta um golpe certeiro no monstro que explode, juntamente com seus últimos seguidores.
Jaspion resgata o bebê da capsula e descobre que assim como ele. a criança viajava pelo espaço com seus pais e foi atacada por piratas espaciais, e somente ela havia sobrevivido preservada em uma cápsula vital, e decide cria-lo assim como Edin o havia criado.


Algumas curiosidades:
  • Jaspion é a junção das palavras JUStice e chamPION o que significaria Campeão da Justiça;
  • A Rede Manchete adiou ao máximo a exibição do ultimo epsódio da série, elevando na epoca a picos de audiencia, Jaspion era exibido de segunda a sexta as 18:50 (horario que as crianças ja estavam chegando do colegio) garantindo audiencia certeira para o programa;
  • O grupo infantil Trem da Alegria, gravou uma música em homenagem ao héroi no disco de 1989, como fizeram com vários outros herois infantis da época, e lógico, foi um sucesso absoluto;
  • Muitos produtos da linha Jaspion foram produzidos e toda criança daquela época queria uma fantasia dos seus heróis favoritos ou os brinquedos (bonecos, jogos de tabuleiro, cadernos) ligados ao seriado. O que muitos considerariam uma astuta jogada de "marketing".
  • Jaspion foi dublado no Brasil pelo ator Carlos Takeshi que hoje apresenta um programa no canal de compras Shoptime.
  • Durante 1994 e 1996 a Rede Record e a TV Gazeta exibiram os epsodios de Jaspion, mas depois dessa epoca eles nunca mais foram reprisados no Brasil.
Jaspion foi e continua sendo um ícone de toda uma geração e, em termos de números é sem dúvidas a série tokusatsu com maior sucesso e com o maior número de fãs fora do Japão que existe no planeta.
Em Março desse ano será lançado no Brasil os DVDs com todos os epsódios de Jaspion em dublagem clássica, um item indispensável para qualquer fã do maior super héroi japonês de todos os tempos.

* Essa postagem foi feita ao som de O fantástico Jaspion (original soundtrack) e do Disco Trem da Alegria (1989)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Caverna do Dragão




Boa tarde amigos oitentistas, estou aqui hoje para falar de um dos desenhos de maior sucesso dos Anos 80, a história de 6 jovens que cairam em um túnel misterioso de um brinquedo de um Parque de Diversões, e se tornaram guerreiros em uma terra encantada. Lembraram? Claro que estou falando de Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons no original). A história gira em torno das aventuras de Hank, Scheila, Bob, Presto, Erick e Diana, em sua procura do caminho de volta para a casa. Caverna do Dragão teve 3 Temporadas e foi exibido entre os anos de 1983 e 1985, com o total de 27 epsodios, 13 na primeira temporada, 8 na segunda temporada, e 6 na terceira temporada, o ultimo eposodio da terceira temporada, que seria gravado em 2 partes dando um final para série nunca foi produzido. Por este motivo, no final dos anos 90 começaram a circular boatos na internet que no ultimo epsodio os garotos recebiam a noticia de que estavam mortos e aquele reino onde estavam seria o inferno, essa noticia foi desmentida pelos produtores da serie que na epoca disponibilizaram o script do que poderia ser considerado o último epsódio e que nunca foi produzido por problemas financeiros da CBS (produtora do desenho na epoca), pena que esse epsódio não foi gravado, mais parece que lá fora (E.U.A) o desenho não fez tanto sucesso quanto no Brasil.


Em uma Postagem futura pretendo disponibilizar o script do último epsódio aqui no Blog. Os Personagens principais da Caverna do Dragão eram:

  • Hank: Um lider corajoso, teve como presente do Mestre dos Magos um Arco Mágico, que dispara flechas flamejantes, Hank é um jovem decidido e corajoso que assume o papel de guia do grupo na busca do caminho de casa.
  • Scheila: Uma jovem timida, sempre se deixa levar pelas suas emoções , ao cair no Reino ela recebeu do Mestre dos Magos uma Capa mágica que ao colocar a touca na cabeça quem estiver usando se torna invisivel.
  • Bob: Bob é o irmão de Scheila, é o mais novo do grupo mesmo assim sempre procura defender sua irma e Uni sua unicornio de estimação quando elas estão em perigo. Bob recebe um Tacape mágico do Mestre dos Magos que permitia derrubar arvores e paredes soterrando seus inimigos. Bob recebe o titulo de Barbaro pelo Mestre dos Magos.
  • Diana: Rápida, versatil, excelente saltadora, Diana a acrobata do grupo, recebe do Mestre dos Magos uma vara mágica que permite auxiliar em seus saltos e enfrentar os seus inimigos.
  • Presto: Presto é um garoto inteligente com um grande interesse em aprender magia, por isso ganhou do Mestre dos Magos um chapéu Mágico, mais suas mágicas quase sempre dão errado, mesmo dando errado elas já livraram o grupo diversas vezes.
  • Erick: Erick é um garoto rico e resmungão e tem muito medo de tudo, ganhou do Mestre dos Magos um poderoso escudo que o defende de qualquer inimigo, mesmo assim Erick é um bom amigo, principalmente de Presto e Bob.
  • Uni: Uni é uma unicornio encontrada por Bob, sempre atrapalha de alguma forma os garotos a voltarem para a casa, principalmente porque Bob não quer abandoná-la.
  • Mestre dos Magos: O Mestre dos Magos é o feiticeiro mais poderoso de todo o Reino, ele quem recebe os seis jovens quando eles caem no Mundo encantado da Caverna do Dragão, e os guia em aventuras que os mostraria o caminho de casa, mais eles nunca conseguem voltar.
  • Vingador: O Vingador é um feiticeiro maligno que tenta dominar o Reino e a única coisa que falta para que ele consiga vencer o Mestre dos Magos é canalizar o poder das 6 armas mágicas dos jovens, por isso ele tenta a todo custo derrotá-los para pegar as suas armas.
  • Tiamat: Pouco se sabe sobre Tiamat, o que se sabe é que ele é o Dragão mais poderoso de todo Reino, possui 5 cabeças e é a unica criatura que o Vingador teme em todo o Reino.

Caverna do Dragão continua passando até os dias de hoje, de tempos em tempos o desenho é apresentado nas manhãs da Rede Globo de Televisão, e sempre faz muito sucesso, tanto entre os mais jovens quanto entre os fãs mais antigos da série.

* Este Post foi publicado ao Som de "O melhor do Rock Brasil nos Anos 80"