sábado, 24 de janeiro de 2009

Legião Urbana, a mais popular e carismatica Banda de Rock do Brasil (Parte II)




Continuando o Post da semana passada conforme prometido, hoje vamos fugir um pouco dos anos 80 (mais só um pouquinho) para falar da Legião Urbana, depois de 1989
(Lançamento do Disco As Quatro Estações) até a morte de Renato Russo em 11 de Outubro de 1996, e os discos que foram lançados depois que ele nos deixou.
A Primeira parte desse post foi publicada neste Blog em 17 de Janeiro de 2009 e pode ser
lida aqui.
Os shows da Legião após aquele Fatídico show de Brasília foram se tornando cada vez mais raros, e depois de As Quatro Estações a banda compôs o disco V em 1991, com belas musicas como Vento no Litoral, Metal Contra as Nuvens e Teatro dos Vampiros ("Sempre precisei, de um pouco de Atenção"), durante esse disco houve apenas uma mini-turnê de divulgação em algumas cidades do Brasil, mesmo assim as músicas foram muito tocadas nas rádios.
Já em 1992 a banda lança “Musicas para Acampamentos” uma coletânea de apresentações ao vivo da banda e participações em rádios e programas de TV, essa coletânea é considerada por muitos fãs, a maior coletânea de sucessos da Legião e traz em 2 Discos musicas como Faroeste Caboclo e Fabrica em apresentações ao vivo, a Canção do Senhor da Guerra que nunca havia sido lançada em nenhum disco anterior, Soldados e Pais e Filhos.



Em 1993 a Legião volta ao Estúdio para gravar seu penúltimo álbum, “O Descobrimento do Brasil”, esse disco marca o inicio da fase mais depressiva de Renato Russo que culminou com sua morte em 1996, o álbum “Descobrimento do Brasil”
nos trouxe sucessos como Perfeição, Vinte e Nove, Vamos fazer um filme ("O sistema é maus, mais minha turma é legal ..."), La Nuova Gioventú, Love In The Afternoon e Giz. Nesse disco também houve uma mini-turnê de divulgação, alem disso a banda gravou um especial para o Programa Acústico MTV em 1994, que virou disco e DVD após a morte de Renato Russo.
Em 1994 Renato Russo grava 2 álbuns solo que fizeram grande sucesso, são eles Stonewall Celebration In Concert
, em Inglês com musicas como Cherish da Madonna, e Cathedral Song, que teve versões regravadas por vários artistas nacionais como Zélia Duncan, Leandro e Leonardo e a Banda Catedral, além do álbum Equilíbrio Distante que trazia Renato Russo cantando em Italiano sucessos como La Solitudine, Strani Amori, La Forza Della Vita e Dolcissima Maria, um disco que merece estar na coleção de qualquer pessoa que aprecie a boa música.
Em 1996 a banda grava seu ultimo álbum de Estúdio, A Tempestade ou o Livro dos Dias, que trazia musicas como Leila, Dezesseis, A Via Láctea, Musica de Trabalho e Natália ("Vamos falar de pesticidas, e de tragédias radiotivas, de doenças incuraveis") que mostrava como Renato Russo estava se sentindo naquele momento, nesse disco os fãs notam a ausência das frases “Ouça no volume máximo” e “Urbana Legio Ominia Vincit”, A Legião Urbana Tudo Vence em latim, presentes em todos os outros encartes dos discos da banda.
Duas semanas após o lançamento do álbum em 11 de outubro de 1996 Renato Russo morre em seu apartamento no Rio de Janeiro, vitima de insuficiência pulmonar causada pela
Aids, deixando órfãos uma legião de fãs que aprenderam a apreciar a sua musica e fizeram de suas letras um hino de uma geração.
Após sua morte ainda foram lançados mais 3 discos da Legião com musicas antigas e registros ao vivo, foram eles:
- Uma Outra Estação, com faixas i
néditas como Mariane, Sagrado Coração, Travessia do Eixão, e Dado Viciado, que nunca havia sido lançada antes para evitar problemas ao guitarrista Dado Villa Lobos que não é personagem citado na canção
- Em 1999 foram lançados o CD e VHS e mais tarde DVD do Acústico MTV gravado em 1994 com grandes sucessos apresentados em versão acústica como Pais e Filhos, Mais do Mesmo, Teatro dos Vampiros e Faroeste Caboclo.

- E por ultimo em 2001 foi lançado o disco duplo “Como é que se diz eu te amo”, um registro ao vivo da Legião com musicas como Geração Coca Cola, Fabrica, Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo, Que Pais é Esse, Monte Castelo e muitas outras, nós fãs ficamos na espectativa que esse disco se torne um registro DVD.


Bem pessoal, esse foi a segunda parte do post sobre Renato Russo e a "LEGIÃO URBANA", como disse anteriormente, fugimos um pouco dos anos 80 que é o assunto principal desse Blog, mais não poderiamos deixar de falar da carreira dessa banda que começou em 1984 e até hoje, mais de 12 anos depois do seu fim ainda conquista fãs pelo país inteiro.

* Esta postagem foi publicada ao Som de Legião Urbana - URBANA LEGIO OMINIA VINCIT, OUÇA NO VOLUME MÁXIMO

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O Atari no Brasil




Desde que começamos esse blog algumas pessoas a quem pedimos críticas ou sugestões, estão nos cobrando um texto sobre o Atari.
Colocar a história do Atari em um só texto seria impossivel, então vamos começar hoje a contar como a febre do Videogame tomou conta do país nos anos 80, e como foi a chegada do Atari as terras tupiniquins.
Para entender porque os Video Games no Brasil se popularizaram de forma diferente de outros paises é preciso entender alguns aspectos da legislação vigente na época.
Nos anos 80 era proibida a importação de equipamentos eletronicos, incluido video games. Só seria possivel a fabricação destes equipamentos por empresas brasileiras, usaram como pretexto uma forma de incentivar o desenvolvimento da industria eletronica nacional. As leis, atos normativos e dispositivos legais que regulamentavam essa prática foi denominada "RESERVA DE MERCADO", que culminou na lei 7.232 de 29 de outubro de 1984.
Um orgão do governo chamado SEI (Secretária Especial de Informática) que era responsável pela aprovação de projetos de Hardware e Software que tivessem a pretensão de serem produzidos aqui, então se determinado fabricante tivesse a intenção de produzir algum aparelho no Brasil, teria que submeter seu projeto a SEI para aprovação, e a Secretária definiria um cronograma de "nacionalização" do produto, isto é, um processo de substituição de peças originalmente importadas por peças fabricadas aqui.
Por causa dessa "Reserva de Mercado" o videogame brasileiro se tornou um produto único com inumeros aparelhos e cartuchos personalizados.
Mesmo antes do videogame entrar no Brasil por vias legais de Reserva de Mercado (por volta dos anos de 1983 e 1984) já existia uma boa quantidade de videogames "importados" dos EUA e cerca de 95% desses aparelhos eram ATARIS, o videogame realmente dominava a cena de diversões eletronicas do inicio da decada de 80. Ele foi lançado em 1977 mais só começou a chegar por aqui por volta de 1981, quando muitos aparelhos apareceram por aqui, 2 grandes magazines da época, o Mappin e a Mesbla importaram grandes lotes de Ataris. Esses consoles importados foram convertidos para o sistema brasileiro de cor, o PAL-M e colocados a venda. Não é preciso dizer que foi um sucesso absoluto, nessa mesma época a industria nacional começou a perceber o quão promissor era o mercado de videogames. Duas empresas começaram a "fabricar" cartuchos nacionais para o Atari, como veremos em um Post a seguir, essa "fabricação" era uma alteração no código dos jogos importados nacionalizando o game, as 2 principais empresas desse ramo foram a Canal 3 Industria e Comércio e a Dynacom Eletrônica.
Em 1983 teve inicio a "febre" dos videogames no Brasil. As empresas começaram o processo de fabricação dos aparelhos e surgiram inumeros modelos VideoGames compativeis com o Atari. A primeira industria a colocar seu console a venda foi a Philips, com o Odyssey em Maio de 1983.
Em seguida uma empresa chamada Sayfi Eletronica lançou o Dactari, e p TV Computer System 2600-A em maio de 1983, com Design praticamente copiado dos Ataris americanos. Posteriormente a Saify mudou de nome e se tornou a Milmar Eletronica, e lançou o Dactar com design um pouco modificado, o Dactar II que possuia um painel metalico e o famoso Dactar 007 (que possuia uma maleta embutida, que serviria para guardar cartuchos e controles), uma ideia unica até o momento.
A Dynacom tambem mostrou em 1983, numa feira de demontrações de Utilidades Domésticas o prototipo do seu Dynavision, um aparelho de excelente qualidade que silenciava a TV quando era desligado, evitando a chieira (dava pra virar madrugada jogando sem acordar os pais com o barulho da TV), e controles anatomicos que davam melhor performace nos jogos.
Mais foi no segundo semestre de 1983 que a guerra dos videogames começou por aqui. A Polyvox, que pertencia ao Grupo Gradiente, famoso fabricante de aparelhos de som na decada de 80 (quem diria que hoje a Gradiente esta quebrada, como o mundo dá voltas), assinou um contrato com a Atari Corp. dos EUA, para a distribuição do Atari 2006 Video Computer System do Brasil. om isso a Polyvox fez uma grande campanha publicitária, com panfletos, anuncios, comerciais de TV, até que em agosto de 1983 lançou o Atari Video Computer System 2600 Nacional. Veja no video abaixo o tipo de marketing que a Polyvox fez ao introduzir seu aparelho no país.



Esse tipo de comercial costumava passar as tardes na Televisão aguçando a curiosidade das pessoas sobre o que poderia ser aquilo?
Com o lançamento do Video Computer System 2600 Nacional, vieram 28 cartuchos, todos da Atari, com caixinha, manual e acabamentos impecáveis, sem duvida o melhor de todos aparelhos na epoca.

O Natal de 1983 era o alvo dos fabricantes, e, é lógico que foi um sucesso, uma corrida as lojas para garantir o seu aparelho e os jogos.
Na próxima semana vamos falar sobre a consolidação do Atari no Brasil e sobre a Produção dos Cartuchos Nacionais.

* Esta postagem foi publicada ao som de grandes sucessos dos anos 80

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ThunderCats




Saudações amigos, falamos hoje diretamente do 3° Mundo (não, não de um país subdesenvolvido) e sim do planeta onde habitam os últimos sobreviventes de Thundera, a linhagem dos gatos guerreiros conhecida como Os ThunderCats.
Fugindo da destruição de seu planeta natal Thundera os ThunderCats viajaram pelo espaço até que sua nave desceu em um local chamado de 3° Mundo e ali eles construiram sua base, conhecida como a Toca dos Gatos.
Na nave estavam o ancião Jaga, lider da linhagem dos gatos guerreiros, Panthro, que pertencia a linhagem das panteras Negras, Tygra, pertencente a linhagem dos Tigres de Thundera, Cheetara, que pertencia a linhagem das cheetas (ou guepardos como tambem são conhecidos), Wilikit e Wilikat, que sairam de Thundera muito novos e graças as capsulas de suspensão chegaram ao terceiro mundo ainda bem jovens, Lion, o jovem lider dos Thundercats, filho de Claudius e guardião da espada justiceira e do Olho de Thundera, e Snarf o simpatico mascote que fora encarregado de cuidar de Lion.
Porém antes de chegarem ao 3° mundo a nave dos ThunderCats foi atingida pelos mutantes, uma raça inimiga deles, e foi seriamente danificada tendo que ser pilotada manualmente, como todos os ThunderCats ja estavam dormindo nas capsulas suspensas que atrasavam o seu envelhecimento, Jaga decide pilotar a nave até o Terceiro Mundo sacrificando sua vida e morrendo de velhice.
A Nave dos mutantes tambem acaba caindo ao lado de uma antiga pirâmide no 3° Mundo e dela aparece uma
antiga Mumia que se identifica como Mumm-Ra, o de vida eterna, que diz aos trio de mutantes, uma criatura anfibia chamada Escamoso, um meio-macaco chamado Simiano, e uma criatura humanoide de forma canina conhecida por Chacal, que precisariam se aliar a ela se quisessem destruir os ThunderCats.
Enquanto isso Lion que era apenas uma criança mais nova que Willikit e Willikat quando sairam de Thundera, e devido a avaria sofrida pela nave sua capsula rachou acaba crescendo e se desenvolvendo mais que os outros.
Ao sair da capsula o jovem guerreiro descobre que a pequena espada que havia viajado com eles para o 3° Mundo não era outra senão a poderosa Espada Justiceira que guardava o "Olho de Thundera", uma joia que permitia obter a visão alem do alcance e quando empunhada sob os gritos de
"Thunder, Thunder, ThunderCats Hoo", a pequena espada se tornava uma poderosa arma capaz de derrotar qualquer inimigo, alem de projetar o simbolo dos ThunderCats no céu, chamando seus companheiros aonde quer que estes estejam.



O aprendizado do jovem Lion conta com a colaboração de todos os ThunderCats, inclusive do espirito de Jaga, que com aparições estilo Obi Wan Kenobi sempre traz conselhos e ensinamentos ao seu jovem aprendiz.
Os ThunderCats também descobrem alguns aliados no 3° Mundo, entre eles os Bear Bills, criaturas como robôs em forma de ursos, que depois de salvos de Mumm-Ra pelos ThunderCats o ajudaram a conseguir o metal Thunderillium para construirem a Toca dos Gatos.
A partir desse momento os ThunderCats passam a viver fantásticas aventuras enfrentando os varios perigos para defender o 3° Mundo de Mumm-Ra e dos Mutantes.

Personagens de ThunderCats:
  • Lion: É o lider dos ThunderCats que moram no 3° Mundo e lutam pela ordem e justiça. Criado pelo desenhista Ted Wolf para a Telepictures Corporation. No Brasil foi dublado por Newton da Matta. Sua poderosa espada justiceira é utilizada para chamar todos os thundercats quando está em perigo, dá a "visão além do alcance" para ver o que se passa com um thundercat que esteja em perigo além de soltar raios poderosíssimos e possuir o poderoso "Olho de Thundera", símbolo maior que representa o seu lema: justiça, verdade, honra e lealdade. Possui também o escudo-garra , que se encaixa na sua mão para ser utilizado como escudo, atira unhas ligadas a fios super resistentes e ainda solta gases de diversos tipos. Lion-O quando entrou na nave de fuga ainda em Thundera e em sua capsula de estase, porém sua capsula, providencialmente, estava com defeito e fez com que ele de garoto passasse ao adulto líder dos Thundercats, ficando com a idade, aparente, dos outros Thundercats.
  • Panthro: É um integrante dos ThunderCats, representando uma pantera negra na linhagem Thunderiana. Panthro é o que possui a maior força física no grupo e é mestre em artes marcias, além de ser também especialista em mecânica e tecnologia avançada. Entre suas criações, destacam-se: o veículo de combate ThunderTank; a nave espacial utilizada nas aventuras espaciais Feliner; as pranchas dos personagens Willykit e Willycat, etc. Tem armas como os espigões que saem de uma espécie de suspensório que usa, e seu nunchaku, capaz de expelir gases de várias espécies e raios. Seu ponto fraco é o medo de morcegos. No Brasil foi dublado por Francisco José.
  • Tygra: Pertencendo à linhagem dos tigres de Thundera, Tygra é um dos mais poderosos e versáteis Thundercats. Calmo e racional, Tygra é o cientista do grupo além de ser um experiente arquiteto. Foi ele quem projetou a Toca dos Gatos, incluindo todos os sistemas de computadores, redes elétricas e geradores de energia. Seus conhecimentos vão desde arquitetura e engenharia até química e ciências biológicas. Sua arma é uma boleadeira e tem a capacidade de ficar invisível. Seu ponto fraco é a água, uma vez que não sabe nadar (conforme descrito no episódio Safari Joe). No Brasil foi dublado por Francisco Barbosa (1ª voz) e Ricardo Juarez (2ª voz).
  • Cheetara: Representando a cheeta, Cheetara é uma destemida guerreira. Forte e decidida, não hesita em entrar em ação para combater os vilões.
    Sua habilidade de luta é impressionante mas sem dúvida seu grande poder consiste na velocidade inigualável, superior a qualquer veículo terrestre motorizado. No entanto só pode manter a velocidade acelerada por curtos espaços de tempo, podendo padecer de exaustão se exceder este limite.
    Além disso, Cheetara tem poderes psiônicos, sobre os quais apresenta controle limitado, que lhe confere premonições e visões.
    A claustrofobia é seu ponto fraco. No Brasil foi dublada por Camem Sheila.
  • Wilikat: Wilikat é o esperto garoto que ao lado da jovem Wilikit, dá muito trabalho não só para os vilões como também para os próprios Thundercats. Quando sairam de Thundera, Wilikat e Wilikit eram meninos e devido a viagem feita em cápsulas de suspensão, os dois chegaram ao terceiro mundo ainda garotos porém um pouco mais velhos. Wilikat é um garoto muito curioso, brincalhão e bastante desajeitado pois ele nunca conseguiu voar direito em sua prancha espacial (uma prancha voadora motorizada construida por Panthro). No Brasil foi dublado por Nizo Neto.
  • Wilikit: Esperta e curiosa, é companheira de Wilikat em suas intermináveis travessuras e aventuras. Diferente de Wilikat, Wilikit sabe voar e controlar muito bem a sua prancha espacial e quando estão voando juntos quase sempre apronta com seu companheiro e faz com que ele caia da prancha, mas antes de atingir o solo ela o pega. Wilikit possui as mesmas armas que Wilikat, ou seja, as cordas especiais e as cápsulas com vários efeitos distintos. Porém Wilikit possui características especiais e particulares. Suas armas são as bolinhas, que quando explodem soltam determinadas substâncias e um laço que pode esticar muitos metros, capaz de amarrar robôs gigantes. Apesar de mais nova, ela é bem mais esperta que seu irmão.
  • Snarf: Extremamente simpático e divertido, o pequeno Snarf é o encarregado de cuidar de Lion e afazeres corriqueiros na Toca dos Gatos, como carregar os módulos de força do Thunder Tank. Desde que abandonaram Thundera, Snarf agia como uma espécie de babá do jovem príncipe. Snarf possui uma personalidade alegre e um jeito meio resmungão talvez pela sua idade já avançada. Aparentemente inútil, Snarf é de grande importância para os Thundercats como se constata no episódio 25 "Snarf Aceita o Desafio", no qual salva todos os membros aprisionados por Mumm-Ra. Revelou-se no mesmo episódio 25 poder se comunicar com habilidade com qualquer animal e é o cozinheiro oficial da Toca dos Gatos. Apesar do jeito atrapalhado, quase sempre salva Lion e já deu uma surra danada nos mutantes no episódio 28 em que fica gigante. O personagem foi dublado no Brasil por Élcio Romar.
  • Jaga: Jaga é o mentor e guerreiro mestre de todos os Thundercats. Ainda em Thundera, Jaga era o líder e fundador da linhagem e da filosofia dos Thundercats que seriam guerreiros com super habilidades que iriam defender a paz e a justiça e manter vivo o sagrado código de Thundera : Justiça, Verdade, Honra e Lealdade. Jaga foi um dos maiores membros do conselho Thunderiano e foi também um grande, fiel e verdadeiro amigo do rei Claudius pai de Lion. Jaga sempre cuidou e amou Lion como se fosse um filho e no momento da fuga de Thundera ele chefiou e protegeu os Thundercats em todos os momentos. Um fator importantíssimo é que Jaga é o verdadeiro senhor da Espada Justiceira onde se encontra o Olho de Thundera a maior fonte de poder dos Thundercats. Jaga é conhecedor absoluto do real e aparentemente infinito poder da espada.
Na terceira Temporada tivemos 4 novos ThunderCats:
  • Linx: Durante a explosão de Thundera, Linx juntamente com seus amigos Bengali e Pumayra, tentava alcançar sua nave de fuga na intenção de escapar da terrível destruição que tomava a terra natal dos Thundercats. No entanto, Linx tem seus olhos queimados pelas chamas destruindo sua visão e provocando sua cegueira. Graças à uma nave berbil que passava próximo ao planeta, os três sobreviventes são resgatados e levados ao terceiro mundo.
  • Bengali: Irmão de Tygra (linhagem dos tigres brancos), Bengali é o ferreiro do grupo. Usa um martelo como arma e ferramenta, com a qual já consertou a espada justiceira algumas vezes.
  • Pumayra: Prima-irmã de Cheetara e usa como arma uma corda, Mas também tem umas espécies de "bolas" pequenas que ela coloca em sua corda e que batem no oponente com muita força. Ela, Linx, BenGali e Snarfinho moram na Torre da Justiça.
Temos também os seguites vilões:
  • Mumm-Ra, "o de vida eterna": Mumm-Ra, "O de vida eterna", é sem dúvida o inimigo numero um de Lion e dos outros Thundercats.
    Ao chegarem ao Terceiro Mundo junto com os Thundercats, os mutantes pousam sua nave espacial em frente a uma gigantesca pirâmide negra. Ao entrar na milenar construção, Escamoso, Chacal e Simiano se deparam com um ser horrendo de aparência extremamente envelhecida com um corpo enfaixado e vestindo um longo manto vermelho. Esta tenebrosa criatura se apresenta como Mumm-ra, o mal sempre vivo.
    Mumm-Ra é uma espécie de feiticeiro com poderes místicos gigantescos e que estava vivo há mais de mil anos no terceiro mundo.
    Imediatamente, Mumm-Ra faz uma aliança com os mutantes para juntos tentarem obter o olho de Thundera e seu poder infinito. Para isto a múmia milenar tería que destruir Lion e os outros Thundercats. Mumm-Ra vive dentro de sua misteriosa pirâmide negra construída há milenios. Dentro desta fortaleza existe a sala central onde se encontram o caldeirão mágico, as quatro estátuas gigantes dos espíritos do mal e o sarcófago, local onde Mumm-Ra dorme e mantém suas energias sempre renovadas. No caldeirão, Mumm-Ra pode ver e projetar imagens de tudo o que desejar e é através dele que ele pode também manter contato com Nêmesis, a força das trevas. Vale mencionar que a pirâmide negra possui em seu interior muitas salas e corredores misteriosos conhecidos apenas por ele próprio.
    Quando está dentro de sua pirâmide, mantém uma forma envelhecida e desgastada pelos milhares de anos de vida. Porém ao invocar as forças dos espíritos do mal, a múmia envelhecida ganha músculos, altura e as faixas que recobrem seu corpo se partem, fazendo surgir um ser forte e de poderes ilimitados.
    Quando se transforma ele ganha o nome de Mumm-Ra, "O de vida eterna", podendo voar e assumir qualquer outra forma como disfarce. Porém apesar de todos estes poderes, Mumm-Ra possui um ponto fraco. A criatura milenar tem um pavor gigantesco de ver sua própria imagem refletida em qualquer lugar. Ao ver sua imagem refletida, Mumm-Ra toma-se de pânico e seus poderes parecem se anular e sua força é drenada obrigando-o a fugir para seu sarcófago. Sem dúvida este ponto fraco foi muito explorado por Lion e os outros Thundercats nos combates contra Mumm-Ra. Na fase Lunartacs da série, esse ponto fraco aparentemente desapareceu, ao mesmo tempo em que seus poderes se ampliaram.
  • Escamoso: Escamoso é o Líder dos mutantes, comanda seus lacaios pela brutalidade. Deixa transparecer que não vê Mumm-Ra com bons olhos, embora muitas vezes aquele já o tenha ajudado. Isso porque acredita que ele e os demais Mutantes serão escravizados, caso a Múmia domine o 3° Mundo.
  • Abutre: O mais inteligente dentre os mutantes, construindo máquinas, armas e engenhocas. Era muito ambicioso e dissimulado, mas bastante trapalhão, o que o tornava uma das personagens mais divertidas e "nonsense" do seriado.
  • Simiano: Simiano é um dos generais mutantes ao lado de Escamoso, Chacal e Abutre. Sendo um macaco, Simiano tem uma força física acentuada, mas em compensação seu intelecto é bem limitado. Na verdade Simiano é o mais primitivo de todos os vilões mutantes e volta e meia está sempre agindo sem pensar, usando a força bruta em primeiro lugar. A arma de Simiano é um escudo metálico com uma cara de macaco entalhada na frente. Este escudo lança bolas de fogo e outros artefatos explosivos.
    Na maioria dos combates, Simiano enfrentou Tygra, o mais inteligente dos Thundercats. Certa vez, Simiano foi enganado pelo satânico Mumm-Ra que lhe deu algumas esferas energéticas que aumentaram os poderes do símio. No fim, Simiano terminou preso na pirâmide de Mumm-Ra e sendo obrigado a se render para poder sair. Mesmo sendo um vilão, Simiano ganhou a simpatia do público ao passar por situações muito engraçadas, provocadas na maior parte das vezes por sua própria estupidez.
  • Chacal : Chacal é o homem-cão de Plunndar, e o terceiro em comando.É bastante astuto, mas peca por sua falta de força. Sempre tenta tomar o controle do grupo.
    Num determinado momento, resolve criar um exército e chega a subjugar os demais Mutantes, após ter derrotado os ThunderCats, um a um. Chegou a afrontar Mumm-Rá nessa época. Mas Lion consegue derrotá-lo e ele, sem saída, retorna ao seu grupo.
  • Lunatack´s : São inimigos, interessados no 3º mundo para povoarem, pois seu planeta, uma das luas de Plunn-Dar, fora destruído, por este motivo eles seguiram a nave de Lince e começa a nova trama em episódios onde Luna e seus comparsas Tug-Mug, armado com uma bazuca gravitacional, Rendai, o que vê através do escuro, Schilla, a rainha do gelo capaz de congelar o oponente com seu sopro e Aluno, cuja técnica é fazer com que o oponente se renda, fazem de tudo para acabar com os Thundercats.
Outros personagens secundarios como os Bear Bills e Tchagara aparecem em alguns epsodios na maioria das vezes para ajudar os Thundercats

Thundercats foi produzido entre os anos de 1985 e 1990, com um total de 4 temporadas, a primeira temporada teve 65 epsodios e as temporadas seguintes tiveram 20 epsodios cada.
O desenho passou na Globo entre os anos de 1986 e 1990 exibindo somente os primeiros 100 episódios dos 130 produzidos. Em 1995, Thundercats voltou a ser exibido pelo canal, no bloco Tv Colosso. Nesse período também havia começado a ser exibido pela Warner Channel e pelo Cartoon Network. Em 02 de julho de 2001 passou a ser exibido pelo SBT, no programa "Bom Dia & Cia", na época apresentado por Jackeline Petkovic, desta vez, exibindo também o restante da série.
Recentemente, no Brasil, a Panini lançou as revistas em quadrinhos, com a continuação da série, em formato americano, com excelentes trabalhos artísticos de roteiro e desenho. Foram lançadas 25 edições memoráveis, com conteúdo adulto e batalhas titânicas entre novos personagens, o que agradou muito os fãs da série. Após o sucesso das novas revistas e das adaptações de desenhos e quadrinhos para o cinema, está confirmado o lançamento de um filme live-action para 2010, que contamos os dias para a estreia.


* Esta postagem foi publicada ao som de o melhor da musica dos anos 80.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Guloseimas dos Anos 80



Boa noite amigos oitentistas, hoje vou falar de um assunto delicioso, as guloseimas dos anos 80, preparem-se para uma deliciosa viagem ao tempo em que MilkBar chamava Lollo, o chocolate fofinho da Nestlé.
Bons tempos em que gastavamos nossa mesada inteira no colegio com guloseimas como Lanche do Fofão, Mirabel, Lolo, Balas soft, Cigarrinhos de chocolate Pan, Diplink, chocolate Surpresa, Grapette de Uva, Skini, Zambitos sabor pizza, e muitas outras.
Lembro da coleção de figurinhas da fauna brasileira que vinham nos chocolates surpresa, eu tinha o Album até bem pouco tempo atras, quase completo, nunca achei a figurinha da jaguatirica.E o lanche do Fofão (um Waffle interiço tipo mirabel), nos sabores de morango e de chocolate, que tinha um gosto de parafina com corante fortíssimo, porque aquilo não era chocolate nem aqui nem na China. Já parou para pensar o quanto de produtos quimicos que ingerimos na nossa infância? É um milagre que nossa geração tenha tão poucos problemas de saúde.
Falando em problemas de saúde, alguém ai se lembra da lenda urbana das balas Van Melle, quando espalharam a historia de que elas possuíam cocaína no meio da sua composição? Um dos muitos absurdos que surgiram nos anos 80, claro que nunca houve nenhuma comprovação dessa historia, mesmo porque a mesma não passava de uma das muitas lendas urbanas que povoam o nosso imaginário popular muito antes da internet, e portanto sem comprovação alguma.
Tinham também as guloseimas um pouco menos prejudiciais e o Lollo era uma delas, o chocolate fofinho da nestlé fazia sucesso entre a garotada, era gostoso, macio e dava água na boca, igual ao Chokito "Leite Condensado, caramelizado com flocos crocantes coberto com o delicioso chocolate Nestlé", ouvir isso te deixa ou não com água na boca.
Tinha também o
famoso pirocoptero, um pirulito com hélice que você podia girar com as mãos conforme o vídeo abaixo (Esse em homenagem a um amigo meu, que quando ler esse post vai entender perfeitamente).

Algumas dessas guloseimas estão ai até hoje como o Refrigerante Grapette (gostoso e bem baratinho), o chokito, os dadinhos (que grudavam no maxilar e não saia por nada), outros tiveram seus sabores e embalagens modificados como o Skiny (sabor original, bem diferente do de hoje em dia), e o mirabel que é um tipico exemplo de marca superar o produto que assim como falamos Gillete no lugar de barbeador e bombril no lugar de esponja de aço, até hoje muitos chamam qualquer biscoito Waffle de Mirabel, e o caso mais famoso do Lollo que virou MilkBar. Já alguns simplesmente estarão vivos apenas na nossas lembranças como as Balas Soft (também conhecidas como sufocadoras de criancinhas, garanto que você já engasgou com uma dessas pelo menos uma vez), os cigarrinhos de Chocolate e Guarda chuva de chocolate da PAM, os Drops Dulcora e o Lanche do Fofão que sumiu quase que juntamente com o Fofão.
* Essa postagem foi feita ao som do Disco Festa Ploc 80's volume I.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Lembram do ALF o ETeimoso ???



Boa noite amigos oitentistas, hoje eu estou aqui para falar de uma série que fez bastante sucesso entre os anos de 1986 e 1990, estou falando do simpático Extraterrestre do Planeta Melmac, afinal quem não se lembra do ALF, O E.Teimoso?
A popular série de sitcom ALF, o E.Teimoso foi produzida pela NBC entre os anos de 1986 e 1990 num total de 102 epsódios que foram exibidos no Brasil pela Rede Globo de Televisao.
Alf foi inspirado parodiando o filme E.T - o Extraterrestre, de 1982 um grande sucesso de Steven Spilberg no cinema.


Toda a historia gira em torno de Gordon Shumway (ALF), um alienigena sobrevivente do planeta Melmac que teria nascido em 28 de outubro de 1756, ALF fazia parte da Guarda de Órbita quando o planeta explodiu em 28 de outubro de 1986, devido à armas nucleares. ALF consegue escapar da explosão mas se perde no espaço e sua espaçonave acaba colidindo com a garagem da família Tanner, em Los Angeles, planeta Terra.

Willie Tanner dá o nome do alienigena de ALF, o que seria uma sigla para "Alien Life Form" (Forma de Vida Alienigena), desde então o extraterrestre passa a viver secretamente com a família Tanner, e aprontar inumeras confusões.
Os outros personagens da serie eram:
  • Willie Tanner: Willie é o chefe da família Tanner, odeia as coisas que ALF fazia e tentava sempre manter as coisas em ordem, mais sentia um profundo carinho pelo alienigena o que o fez permitir que ele vivesse em sua casa. Willie Tanner foi interpretado pelo ator Max Wright.
  • Kate Tanner: Kate é a esposa de Willie, não gosta muito das coisas que ALF apronta mais acaba aceitando-o na família, e o adotando como um filho, ALF várias vezes a chama de mamãe. Kate foi interpretada pela atriz Anne Schedeen.
  • Lynn Tanner - Lynn é a filha mais velha da família e como uma jovem tem muitos problemas que são superados sempre. Alf tinha era apaixonado por ela, e varias vezes a convidou para jantar ou ir ao cinema. Lynn Tanner era interpretada por Andrea Elson.
  • Brian Tanner - Brian é o filho mais novo da familia, ele adora ALF , tratando o Extraterrestre como um irmão e companheiro o considera um idolo que sempre tenta imita-lo, mais é sempre impedido pelos seus pais. Brian Tanner era interpretado pelo ator Benji Gregory.
  • Trevor Ochmoneck - Trevor é um vizinho dos Tanner's, machão, porco e preguiçoso, só pensa em ver mulheres nuas, nunca soube que existia um Alienigena morando ao lado da sua casa, mas mesmo assim é muito amigo de Willie. Trevor era interpretado pelo ator John LaMotta.
  • Raquel Ochmoneck - Raquel é a esposa de Trevor, quase não aparecia na serie e na maioria das vezes via pistas da existencia de um Extraterrestre morando na garagem dos Tanner's. Raquel era interpretada pela atriz Liz Sheridan.
  • O primo Jack - Jack so apareceu na terceira temporada de ALF, era um garoto que sabia da existencia do Alienigena e o ajuda muito. Jack era interpretado pelo ator Sean Pasternack.



ALF foi dublado no Brasil pelo excelente ator Orlando Drumond Cardoso, que tambem fez dublagens de Scooby Doo e Popeye.

Algumas informações:
Durante a década de 80, ALF foi exibido no Brasil pela na Rede Globo na dentro do programa Sessão Comédia
Anos mais tarde, já no final da década de 90 foi exibido pela Band e pelo Canal 21, na TV aberta.
Na TV paga também no final da década de 90 foi exibido pelo Warner Channel
Atualmente o seriado é exibido na TV paga pelo canal Nickleodeon no bloco noturno Nick at Nite (com nome Alf, o É Teimoso), às 23:00 de segunda à sexta e 22h aos sábados e domingos.

ALF aparece em um dos dos epsódios da serie Blossom, ele aparece duarante um sonho de Blossom em que ela sonha que havia morrido e estava indo para o céu e foi recebida por ALF nas portas do paraiso.
ALF também aparece em um epsódio da série Os Simpsons ao lado de vários outros personagens alienigenas como Marvin, o Marciano de Looney Tunes.

* Essa postagem foi feita ao som de Back to new Wave, volumes I e II;