segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Fantástico JASPION




Bem pessoal, hoje nós vamos falar de mais um dos maiores hérois do passado que marcaram a nossa Geração, "O Fantástico JASPION".
Ah, JASPION, como eu gostava daqueles efeitos de filme B que só as séries japonesas podiam oferecer, aqueles prédios em miniatura sendo destruídos por monstros gigantes, aquelas explosões fajutas, aqueles efeitos computadorizados de 5ª categoria. Hoje podemos ver as coisas por esse ângulo, mas na epoca quantos de nós não nos encantamos com aquilo?
Jaspion foi exibido na TV Manchete entre os anos de 1986 e 1992, que juntamente com Changeman abriram o caminho para as séries do Genero Tokusatsu na decada de 80, continuando o impacto de National Kid nos anos 70 e Ultraman e Ultraseven na primeira metade dos anos 80, Jaspion reinou absoluto na telinha da TV na segunda metade da decada de 80.
A série contava a história de um garoto que sobreviveu a um acidente na nave espacial onde seus pais morreram. Quando é encontrado pelo profeta Espacial Edin (Edgin na versão Japonesa), que o cria como um filho sabendo que ele vai ser o guerreiro encarregado de destruir o mal criado por Satan Goss.
Quando o jovem Jaspion aceita o seu destino e Edin lhe dá armas que o ajudariam no combate, a Androide Anri, a Nave Daileon (que também se tornava um poderoso robô gigante), e sua armadura Metaltex que era invocada com seu comando mental. Edin também incubiu Jaspion de encontrar os destroços da Biblia Galatica que se espalhou pelo Universo quando seu o planeta natal se chocou com um cometa.

Durante os combates, Jaspion faz varios aliados como o Professor Nambara, a pequena Alienigena Myia, e o policial espacial Boomerman.
Em um dia enquanto monitorava a terra Jaspion recebe um feixe de luz que quase o deixa cego, esse, segundo Edin era o sinal da Biblia Galatica que indicava em qual planeta estariam as 5 crianças e o Bebê irradiados pela Luz, que fariam surgir o pássaro
dourado capaz de derrotar Satan Goss.
Para isso Jaspion como o escolhido deveria reunir as cinco crianças e o Bebê e assim encontrar o passaro dourado, ao saber que ele estari
a na Terra, Satan Goss manda suas criaturas até o Planeta para impedir que a profecia se realize.
Quando muitos de seus lacaios ja
haviam sido derrotados, Satan Goss envia seu próprio filho McGaren (Mad Galant no original) para derrotar Jaspion, mas este liquida McGaren usando a sua Cosmic Laser, que grita pelo pai antes de morrer.
A Morte de McGaren deixa Satan Goss furioso, e parte ele próprio pa
ra a Batalha final.
A Luta entre Jaspion e Satan Goss
se torna cada vez mais intensa, mas Edin consegue impedi-lo sacrificando a própria vida para que Jaspion encontre o Bebê.



Ao saberem da morte de Edin, as 5 crianças se reunem e com os pedaços da Biblia Galatica fazem aparecer o Pássaro Dourado, que se transforma em uma espada que é empunhada pelo Gigante Guerreiro Daileon.
Mesmo com Jaspion controlando Daileon e a espada dourada Satan Goss consegue desviar dos golpes de Jaspion com bastante destreza, até que um terremoto abre no chão e um Ovo Dourado surge com um Bebê dentro, o bebê ao chorar paralisa o Poderoso Satan Goss, então Daileon usando a espada acerta um golpe certeiro no monstro que explode, juntamente com seus últimos seguidores.
Jaspion resgata o bebê da capsula e descobre que assim como ele. a criança viajava pelo espaço com seus pais e foi atacada por piratas espaciais, e somente ela havia sobrevivido preservada em uma cápsula vital, e decide cria-lo assim como Edin o havia criado.


Algumas curiosidades:
  • Jaspion é a junção das palavras JUStice e chamPION o que significaria Campeão da Justiça;
  • A Rede Manchete adiou ao máximo a exibição do ultimo epsódio da série, elevando na epoca a picos de audiencia, Jaspion era exibido de segunda a sexta as 18:50 (horario que as crianças ja estavam chegando do colegio) garantindo audiencia certeira para o programa;
  • O grupo infantil Trem da Alegria, gravou uma música em homenagem ao héroi no disco de 1989, como fizeram com vários outros herois infantis da época, e lógico, foi um sucesso absoluto;
  • Muitos produtos da linha Jaspion foram produzidos e toda criança daquela época queria uma fantasia dos seus heróis favoritos ou os brinquedos (bonecos, jogos de tabuleiro, cadernos) ligados ao seriado. O que muitos considerariam uma astuta jogada de "marketing".
  • Jaspion foi dublado no Brasil pelo ator Carlos Takeshi que hoje apresenta um programa no canal de compras Shoptime.
  • Durante 1994 e 1996 a Rede Record e a TV Gazeta exibiram os epsodios de Jaspion, mas depois dessa epoca eles nunca mais foram reprisados no Brasil.
Jaspion foi e continua sendo um ícone de toda uma geração e, em termos de números é sem dúvidas a série tokusatsu com maior sucesso e com o maior número de fãs fora do Japão que existe no planeta.
Em Março desse ano será lançado no Brasil os DVDs com todos os epsódios de Jaspion em dublagem clássica, um item indispensável para qualquer fã do maior super héroi japonês de todos os tempos.

* Essa postagem foi feita ao som de O fantástico Jaspion (original soundtrack) e do Disco Trem da Alegria (1989)

Nenhum comentário:

Postar um comentário