sábado, 17 de janeiro de 2009

Legião Urbana – A maior e mais carismática Banda de Rock do Brasil



Esta postagem deveria ser colocada inteira hoje, mais como ficou enorme decidi dividir em 2 partes um breve resumo sobre a maior e mais carismática Banda de Rock do Brasil. A primeira parte irá abordar a historia da Legião Urbana do inicio da carreira do seu vocalista até o lançamento do álbum “As Quatro Estações”, na segunda parte que será postada na próxima semana iremos fugir um pouco do assunto anos 80 e abordar as gravações do disco seguinte dessa banda que atravessou a década de 80 com muito sucesso e merece um carinho especial de toda equipe do Blog80's.

Parte I – O Inicio

Falar do Rock Nacional dos Anos 80 é falar de Renato Russo e sua Banda Legião Urbana, os garotos de Brasília começaram em 1979 com os amigos Renato Russo, André Pretorius e Felipe Lemos (futuro integrante do Capital Inicial) com uma banda chamada “Aborto Elétrico”, que foi o embrião da Legião Urbana, o Aborto Elétrico era uma banda Punk com influencias de Sex-Pistols, Ramones e Shaw69 e se apresentava na noite de Brasília, com musicas de acordes simples e muito barulho Renato Russo compôs o que mais tarde viriam a ser grandes sucessos com a Legião Urbana, como por exemplo, Que Pais é Esse, Geração Coca-Cola e Química.
Após um desentendimento de Renato com o baterista Fê Lemos durante um show em um clube de Brasília o Aborto Elétrico chega ao fim.
Renato passa a seguir por mais ou menos 1 ano em carreira solo, ele se apresentava como “O Trovador Solitário” abrindo shows para a Plebe Rude, a maior banda de Brasília na época. Durante esse tempo Renato Russo compôs sucessos como Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo.
Depois de um certo tempo Renato Russo achou que seria mais interessante ter uma banda então ele, junto com Marcelo Bonfá, Paulo Paulista e Eduardo Paraná iniciam o que mais tarde seria a Legião Urbana.
Eduardo Paraná deixa a banda em 1983 e Ico Ouro Preto assume a guitarra da
Legião Urbana por algum tempo mais também sai da Banda, após essa dificuldade de encontrar um guitarrista a Legião resolveu chamar um garoto que nunca havia tocado tal instrumento Dado Villa Lobos, agora estava formada a Legião Urbana.
Em 1984 a Legião viaja para o Rio de Janeiro para gravar seu primeiro Disco pela Emi, durante as gravações do disco por causa de uma rescisão de contrato com a produtora, Renato Russo tenta suicídio cortando os pulsos e perde parte do movimento das mãos por 3 anos, então o baixo é assumido por Renato Rocha, vulgo Negrete, que gravou os 3 primeiros discos da Legião Urbana.
O disco de 1984, foi um verdadeiro sucesso e trazia musicas como Será, Geração Coca-cola, Perdidos no espaço, Soldados, Ainda é cedo e muitas outras que até hoje continuam tocadas por todo o país.
Em seguida foi a vez de “Dois”, um do discos mais vendidos da Legião que trazia musicas como Índios, Quase sem querer, Tempo Perdido, Eduardo e Mônica e Daniel na Cova dos Leões. O disco Dois, consolidou a Legião como uma grande banda de rock nacional, com tudo de bom e ruim que isso pode trazer, a Legião quase terminou pois a rotina massante de shows estava estressando Renato Russo que quase abandonou o grupo.
Em 1987 foi a vez de “Que País é esse” (“Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado ...” ) uma época em que todos acreditavam no futuro da nação, “Que país é esse” foi o álbum mais punk da Legião Urbana, grande parte das 9 canções do disco foram compostas na época que Renato Russo tinha o Aborto Elétrico, as mais conhecidas foram Que Pais é esse, Conexão Amazônica (que foi proibida pela censura por causa da temática, lembrando que discutir Freud e Jung em mesas de bar era algo que acontecia muito na época, principalmente em Brasília), Faroeste Caboclo, uma historia completa com personagens, inicio, meio e fim, e Química, o grito de guerra dos vestibulandos na época.
Em 1988, depois de mais de 4 anos a Legião se apresentaria novamente em Brasília, o show seria no Estadio Mané Garrincha, durante o show, por causa de uma discussão de Renato Russo com seguranças de palco e com a plateia ele abandonou o palco encerrando a apresentação poucos minutos após ter sido iniciada, foi a senha para uma baderna que terminou com 60 pessoas detidas, 385 machucadas e 64 ônibus depredados. No camarim após o incidente a banda
chorava e Renato Russo gritava “ - Não vim aqui para tocar para um bando de animais, essa cidade é maldita, tem candango enterrado no concreto desse lugar, candango que participou da construção dessa cidade maldita!”.



Pelo sim, pelo não a Legião Urbana nunca mais se apresentou em sua cidade Natal.
Em 1989 Renato Rocha abandona a banda e a Legião volta ao Estúdio com Renato Russo e Dado Villa Lobos revezando no contrabaixo para gravar “As Quatro Estações”, o álbum mais vendido da banda, com musicas como Meninos e Meninas, Há Tempos e Monte Castelo, nesse álbum Renato Russo entra em temas mais sérios como o seu drama com álcool e drogas, que podemos ver na letra de Há Tempos que abre o disco: “Parece cocaína, mais é só tristeza”, uma historia de dependência química que Renato Russo tentou purgar até o fim da vida, e no final ele bradava “Há tempos somos jovens que adoecem”, mais ou menos nessa época Renato adquiriu o vírus da Aids.
Renato Russo nunca teve dificuldades quanto a sua condição homossexual
Revelar que está na contramão da sexualidade é muito difícil, cada um tem sua decisão” chegou a dizer naquela época, mesmo assim as letras que no inicio poderiam ser lidas somente nas entrelinhas “Nossas meninas estão longe daqui, não temos com quem chorar e nem pra onde ir, lembra quando era só brincadeira? Fingir ser soldado a tarde inteira” (trecho de Soldados, de 1984), ela aparecia bem mais nítida nos discos seguintes “E eu gosto de meninos e meninas ...”, dizia em alto e bom som na letra de Meninos e Meninas de “As Quatro Estações”.
Na Próxima semana iremos continuar contando a história da Legião do
Disco V até o fim da banda em 1996.

* Esta postagem foi publicada ao Som de Legião Urbana - URBANA LEGIO OMINIA VINCIT, OUÇA NO VOLUME MÁXIMO

Viva os Anos 80



Lá se vão mais de 20 anos de história e os anos 80 continuam vivos nas nossas mentes, afinal quem não se lembra das grandes transformações históricas e culturais que aconteceram na decada de 80, o fim da era industrial e o começo da era da informação que estamos vivendo nos dias de hoje. A decada perdida para a America Latina, uma referencia a estagnação economica vivida pelos paises latino-americanos, quando se verificou uma forte retração da produção industrial e um menor crescimento da economia como um todo. Para a maioria dos países, a década de 80 é sinônimo de crises econômicas, volatilidade de mercados, problemas de solvência externa e baixo crescimento do PIB.
Na economia do Brasil, a decada de 80 trouxe o final do ciclo de expansão vivido durante o "milagre economico" dos anos 70.
Mas não somente de crises, vivemos os anos 80, se para a economia essa foi uma "decada perdida", para a cultura essa foi a decada mais produtiva do ultimo século.
Na musica despontamos fenomenos como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, alem de bandas como Dr. Silvana & Cia (eu fui dar mamãe ... lembram ???), Nenhum de Nós (Camila, Camila), Herois da Resistencia.
O New Wave e o Synthpop se tornam os gêneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves, enquanto Thriller de Michael Jackson se tornava o álbum mais vendido da Historia.
No cinema grandes filmes como a Trilogia Guerra nas Estrelas e Indiana Jones estreiam sem muita pretensão e se tornam Grandes campeões de bilheteria, filmes infanto-juvenis como Os Goonies de Steven Spilberg e Conta Comigo baseado no livro "O Corpo" de Stephen King fazem sucesso entre a garotada, nao podemos esquecer é claro das grandes comédias como Te Pego lá fora, de volta as aulas e principalmente Curtindo a Vida Adoidado, comédias adolescentes que podiam ser assistidas por toda a familia, sem cenas apelativas ou pesadas.




No esporte, ah no esporte, a copa de 1982 que o Brasil só não era tão favorito como em 1950 e o resultado foi o mesmo, prova que um grande time de estrelas não ganha jogo, quem imaginaria que naquela partida contra a Azurra italiana, Paolo Rossi que não tinha feito nada até então fosse marcar os 3 gols da seleção italiana e nos deixar somente com um misero 5º lugar, um time que tinha sobre o comando do grande mestre Telê Santana , jogadores como Falcão, Socrates, além de Zico e Junior que vinham de ser campeões Intercontinentais 1 ano antes pelo Flamengo (quem diria que eu como Vascaino que sou estaria escrevendo uma coisa dessas) acabou saindo nas quartas de finais daquela Copa do Mundo no jogo que ficou conhecido como conhecido como "A tragédia do Sarriá".

Me disseram uma vez: "- Feliz de quem nasceu entre 1975 e 1988, pois estes tiveram a última infância de verdade" - e isso é a mais pura verdade, uma infância em que se podia brincar de pique a noite na rua, jogar bola em terrenos baldios (coisa que não existe mais nos dias de hoje), jogar bola-de-gude, tomar banho so na hora de dormir, tirar esconde-esconde valendo o bairro inteiro, pular de pogobol, amarelinha, policia e ladrão, passar anel, O Atari, video-game mais avançado da epoca, com seus cartuchos serie prata, serie ouro e serie diamante, juntar os amigos no final de semana pra fazer uma farofa de ovo com banana-prata (sorte quando caia tanajura e colocava o traseiro delas no meio da farofa).
Esse é o Objetivo do nosso Blog, mostrar a você que não viveu aquela epoca o quanto os anos 80 foram maravilhosos, e para quem viveu espero que possa matar muitas saudades aqui.
Pois a partir de agora esta no ar o blog80's com uma equipe que espera gritar nesse mar de informações da Web "VIVA OS ANOS 80"

* Essa postagem foi editada ao som das "MAIS TOSCAS DOS ANOS 80"