segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Profissão Perigo


Boa noite amigos, estive um pouco sumido graças a incompetencia do meu provedor de acesso a internet (Powerline, plano condominio), que me deixou sem acesso por 1 final de semana inteiro. Mas isso não vem ao caso, o assunto desse Blog é relembrarmos os anos 80, e hoje vamos falar de mais um seriado que fez muito sucesso na década de 80. Hoje vamos falar do mestre do improviso, do Rei da gambiarra, do camarada que saia de qualquer aperto, vamos falar do Mac Gyver.
O Seriado Profissão Perigo, passava na Rede Globo todo domingo durante o programa Sessão Aventura.
Eu adorava
a serie, quando eu ouvia a abertura grudava na frente da TV para ver o gênio em ação, o cara era super inteligente, achava que realmente era possivel produzir aquelas engenhocas com material a mão.
Mac Gyver (interpretado pelo ator Richard Dean Anderson) era um ex-agente do FBI que participava das mais diversas missões e se
metia nos mais diversos perigos, um heroi altamente inteligente era capaz de com uma bateria de carro e um pedaço de arame fazer uma solda eletrica, ou com uma lata de tinta e um chiclete ele conseguia fazer uma bomba.
MacGyver por causa de um acidente com uma arma que matou seu amigo de infância, ele se recusava a carregar um revólver, preferindo resolver os conflitos sem violencia (esse incide
nte pode ser conferido no epsodio Irmãos de Sangue).



O nome MacGyver é um misterio nunca revelado até o final da série, sempre que perguntavam a ele sobre isso, ele somente respondia que não gostava do seu n
ome e mudava de assunto, apenas o que podemos descobrir na ultima temporada que seu primeiro nome é Stace, no epsodio Boa Noite MacGyver (Good Night MacGyver).
A serie tinha também alguns personagens secundários, os principais eram:

  • Peter "Pete" Thornton (Interpretado pelo ator Dana Elcar)
É o chefe e melhor amigo do MacGyver. Pete estava em uma operação do Departamento de Serviços Externos (DXS), que foi onde ele foi surpreendido pelo ingênuo Mac ao seguir Murdoc, um assassino internacional.
No episódio "O piloto", o ator Dana Elcar representa um outro personagem completamente diferente, chamado "Andy Colson". O personagem de Pete Thornton não apareceu até o episódio "Nightmares".
Em 1991, o ator Dana Elcar começou a desenvolver o glaucoma, uma doença degenerativa dos olhos que causa a cegueira. Esta circunstância foi escrita e mostrada na série, e o personagem Pete desenvolveu também a doença. Um número de anúncios de serviço público foram mostrado no fim de muitos dos episódios, incentivando os telespectadores a começar verificar cedo sobre a
doença.
Dana Elcar faleceu em 6 de junho de 2005, com 77 anos de idade.
  • Jack Dalton (Bruce McGill)
É um aviador e um velho amigo de MacGyver com fracassados esquemas de enriqueçer fácil que sempre lhe trazem problemas. Sempre com um quepe de aviador e um tique nervoso no olho quando mente.
  • Murdoc (Michael Des Barres)
Esse é o oponente do MacGyver que sempre retorna, é um assassino mestre que nunca falha-exceto quando MacGyver se envolve na trama. Sua primeira aparição na série foi apresentada na segunda temporada. Murdoc retorna para se vingar do seu primeiro encontro - para surpresa de MacGyver, Murdoc tinha sido aparentemente morto enquanto escapava, nessa ocasião. Esquema de vingança de Murdoc não apenas falha, mas resulta aparentemente na sua morte outra vez. Este retorno transformou-se em um tema: cada uma de suas aparições terminou em uma outra "morte", em que no momento do desastre, sempre grita "MACGYVER!" (com exceção no episódio 89 "Halloween knights", quando morre sem gritar essa frase). Então, em um episódio anterior, existem invariáveis e incríveis formas de sobreviver.
Murdoc é membro de u
ma associação de Homicidas internacional (HIT), uma organização de assassinos, até falhar em matar MacGyver com as própria mãos.
  • Penny Parker (Teri Hatcher)
Penny Parker e MacGyver se conheceram em um aeroporto na Bulgária ("Every Time She Smiles") quando tentou contrabandear algumas jóias em seu bolso para fora do país. Com pouco talento mas com grandes sonhos, sempre que vai atrás de um novo negócio começa um outro problema, ela foi utilizada algumas vezes por Murdoc para tentar eliminar MacGyver.
  • Familia Colton (Della Reese, Cleavon Little, Richard Lawson, Cuba Gooding Jr.)
É uma família de mercenários, que foram exibidos um de cada vez - o único capítulo em que mais de um aparece é na temporada final, que na ocasião eles fizeram o episódio inteiramente, relatado pelo MacGyver. Este episódio, foi chamado de "The Coltons".
  • Harry Jackson (John Anderson)
Harry Jackson, é o avô de MacGyver, se tornou o "pai" de MacGyver depois que sua avó e o seu pai morram em um acidente de carro. Sete anos mais tarde, deixou MacGyver. Depois de uns outros dezesseis anos Harry e MacGyver encontraram-se outra vez em "Target MacGyver", em que MacGyver e seu avô trabalharam juntos para derrotar um assassino chamado Axminster (encenado por D'Mitch Davis). Entre a quinta temporada no episódio "Passages" e na sexta temporada no episódio "Harry`s Will", Harry morre de um ataque cardíaco.

  • Nikki Carpenter (Elyssa Davalos)
Nikki Carpenter entrou na Fundação Phoenix na terceira temporada.

A Serie Profissão Perigo é sucesso até hoje, lembro quando passava na Sessão Aventura, e depois passou a ser exibida na Globo no horario de 17:30, até que em 1994 ela parou de ser exibida sem mais nem menos.
No Total a serie teve 7 temporadas e 139 epsodios e foi gravada entre os anos de 1986 e 1992.
Em 2005 a Paramount
lançou os DVDs da temporada do MacGyver, sem duvida um item que merece estar em qualquer coleção.
Bem amigos, por hoje vamos ficando por aqui, espero que tenham gostado e até a proxima, só não sei quando será a próxima por depender da boa vontade do meu provedor de acesso incompetente.

* Esse post foi feito ao som do CD O Melhor da Festa Ploc 80's Volume II