sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lembram da Super Vicki ?



Boa noite amigos da década de 80, hoje nós vamos falar de mais uma sitcom que fez história na Rede Globo de Televisão na década de 80. Estamos falando da Super Vicki, a menina robô que aprontava altas confusões com a família que a criou.
Vicki (Tiffany Brissette) era uma máquina criada pelo Dr. Ted Lawson, (Dick Christie) como uma menina de 10 anos que seria apresentada como a filha legitima de Ted e Loan Lawson (Marla Pennington) e irma de Jamie (Jerry Supiran). Durante o Seriado Vicki coloca a familia em inumeras confusões como informar aos vizinhos que ela não come, ou dizer aos outros que ela vive em um armário.
Super Vicky era o tipo de sitcom que fazia muito sucesso na Sessão Comédia da Rede Globo de Televisão entre no ano de 1987 uma série que nos proporcionava situações engraçadas e ao mesmo tempo familiares.
Temos também no seriado a pequena Harriet (Emily Schulman), ela era vizinha dos Lawnson's e nutria uma paixão incrontrolável por Jamie, que também nos fornece situações super engraçadas.
O Dr Ted Lawson trabalhava em uma firma de automação e um dos seus projetos um V.I.C.I (Vocal Infantil de Comando Integrado), foi rejeitado, então ele resolveu trabalhar no projeto de forma particular, ao terminar o robô, a familia a criou como se fosse sua filha legitima, mantendo sua verdadeira identidade em segredo.
No pequeno vídeo abaixo temos uma parte do primeiro epsódio de Super Vicky, para que você leitor possa matar as saudades.




Algumas Informações
  • Super Vicki teve um total de 96 epsodios em toda a série, num total de 4 temporadas.
  • Depois de passar na Rede Globo de Televisão com inumeras reprises na emissora Super Vicki também passou na Rede Record em meados dos anos 90.
  • Em 1996 eu assisti alguns epsodios no canal USA que estava em teste de sinal aberto nas antenas parabólicas e passava de segunda a sexta as 14:20, foi a ultima vez que eu vi Super Vicki.
  • Quando fazia Super Vicki, a jovem atriz Tiffany Brissete emprestou sua voz para um dos personagens do Filme A Caravana da Coragem de George Lucas.



Bem amigos por hoje vamos ficando por aqui espero que tenham gostado da nossa sessão nostálgia, até o proximo post e um grande abraço.

* Este post foi feito ao som das Bandas Placa Luminosa e Hanoi-Hanoi.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Para Refletir ...



Boa noite amigos oitentistas, hoje recebi por e-mail uma cronica escrita por uma grande amiga e fiel leitora desse blog, e resolvi publicá-la para que possamos refletir como eramos felizes na nossa infância e como as coisas estão com as crianças de hoje em dia, por favor, pais da nossa geração, não tomem isso como uma critica, sabemos que os tempos mudaram, que as coisas hoje não são mais como eram antes (meu Deus estou mesmo ficando velho), mais mesmo assim sugiro que leia o texto a seguir e pense no que estão fazendo com a infância hoje em dia:

SOU
Leticia Lanna Batista


"Sou do tempo que, no recreio as crianças torciam pra ter refrigerantes Crush ou Baré e chocolate Lollo na merendeira, brincavam de pique pega e pula elástico,torciam pra voltar pra casa pra assitir no Xou da Xuxa o desenho do He-man e da She-ra e escutar Trem da Alegria , Abelhudos e Balão Mágico.
Sou do tempo do Bozo, da Vovó Mafalda, do Chacrinha e sua buzina...Sou do tempo que episódios do Pica-pau, Mickey, Pato Donald, Chaves, Tom e Jerry e Pernalonga ainda eram inéditos – pelo menos pra nós.

Sou do tempo que o dinheiro ainda era o Cruzado; das bandas Sempre Livre, Rádio Táxi, As Frenéticas, Uns e Outros, Placa Luminosa, Metrô, Grafite, Inimigos do Rei, Plebe Rude e João Penca e seus Miquinhos Amestrados.
Sou do tempo que os brinquedos da Estrela eram os melhores; sou do tempo do Pogobol, do Atari, Megadrive, Nintendo, Street Fighter, Fluff, Bambolê, Geleca, do Pirocóptero, Mortal Kombat, do Aquaplay, do Vai-e-Vem, do Lango-Lango, Do Pense Bem, Genius, Pula Pirata, Cara-a-Cara, Detetive, Jogo da Vida, Imagem e Ação, do Banco Imobiliário.
Sou do tempo que criança queria ganhar bicicleta e não celular - nem existia acho(!), que no calor ligava pro colega pra chamar pra ir no clube. Hoje, fica no MSN o dia inteiro porque lá fora tá quente demais.
Enfim, sou do tempo que a gente aproveitava enquanto era criança e não ficava tentando ser 'gente grande'"

Pois bem caros amigos, porque será que as crianças de hoje precisam tentar ser "gente grande" porque será que a garotada não joga mais bola na rua, não brinca mais de pique esconde e policia e ladrão ou joga Taco na rua a noite, não é só a violência, pois mesmo em lugarejos pequenos, sem a mínima manifestação da violência urbana que aterroriza os grandes centros isso não existe mais. Simplesmente a infância verdadeira caminha para o seu fim, um final triste pois hoje em dia a criança passa da primeira infância para a adolescência, nossa vida corrida está saltando etapas na vida das nossas crianças, não sou psicólogo mais acredito que é bem provável que isso nos traga uma geração com grandes problemas.
Mais ainda há esperança para a infância do século XXI, vamos incentivar nossas crianças a voltarem a brincar de verdade como no século passado, a soltar pipa, a jogar bola, a correr, a socializar fora da tela de um computador e no mundo real e não nesse somente nesse universo virtual da grande rede.
Tudo na vida tem seu tempo, e que não incentivemos as nossas crianças a pularem etapas.
Mostrem aos seus filhos, sobrinhos, afilhados, como a infância é uma época maravilhosa e que eles não precisam ter pressa nenhuma para crescer, pois esse tempo é único e nunca vai votar.

Comerciais de TV dos anos 80



A alguns dias atrás falei sobre algumas guloseimas que fizeram sucesso na nossa infância na decada de 80. Com isso me veio em mente alguns comerciais de TV que são verdadeiras jóias dos anos 80.
Quem se lembra dos comerciais das lojas Mesbla (quem diria que iriam falir) e das Casas da Banha, ou do comercial da Faber Castell com a musica do Vinicius de Morais Aquarela, ou mesmo as superproduções da Coca-Cola na epoca de Natal.
Realmente os anos 80 tivemos otimas propagandas e algumas com personagens históricos como o cachorrinho dos amortecedores Cofap e o menino da propaganda do Bamerindus ("Quero ver, você não chorar, nem olhar pra trás, nem se arrepender, do que faz ...) eu simplesmente amava essa música.
Por falar em Bamerindus lembrei agora de dois anunciantes da Copa de 86, Bamerindus e Black & Decker na Rede Globo.
Algumas propagandas quando me lembro, até hoje me fazem sentir o cheiro que eu senti no momento de algum desses comerciais marcantes, e sem duvida o mais marcante que até hoje me faz sentir cheiro de pipoca (de panela, não de micro-ondas) é o do guaraná Antartica (Pipoca na panela, começa arrebentar, pipoca com sal, que sede que dá, pipoca e guaraná, que programa legal, só eu e você e sem peruá, eu quero ver pipoca pular, pipoca com guaraná ...).
Outro também se não me falha a memória é a propaganda da DDDrin que era um jingle que eu também adorava.



Um comercial que também era muito legal e já falei sobre ele aqui foi o do Chokito (Leite condensado, caramelizado, com flocos crocantes coberto com o Delicioso chocolate Nestlé).
Outro clássico eram (são) os comerciais da Bombril apresentado pelo "Garoto Bombril" (que já no é mais tão garoto)
Carlos Moreno, que foi para Livro dos Recordes como o garoto propaganda com maior número de comerciais de uma unica marca.
Tinha também as propagandas dos brinquedos que deixavam a garotada em extase, como os "Comandos em Ação", "A Toca dos Gatos" dos Thundercats, e para as meninas tinham as propagandas da Coleção da Barbie, da Lu Patinadora, Lu Esquiadora, Autorama, Ferrorama da Estrela, e por ai vai tantos que se eu for continuar vou ficar escrevendo aqui até semana que vem.
Vamos nos despedindo por aqui caros leitores, esperamos que tenhamos conseguido matar um pouco das saudades de alguns dos antigos comerciais dos anos 80.

* Este post foi publicado ao som do CD Patricia Marx 1987

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Curtindo a Vida Adoidado



Boa noite amigos, hoje de tarde estava lembrando de uma das grandes comédias do cinema nos Anos 80. Um filme super engraçado voltado para toda a família. Curtindo a vida adoidado, contava um dia na vida do Jovem Ferris Buller (interpretado por Mathew Broderick) que resolve tirar um dia de folga para que seu melhor amigo Cameron Frye (Allan Ruck) aproveitasse pelo menos um dia na vida.
Para isso Ferris finge estar doente (pela 9ª vez no semestre) para poder matar a aula, quando seus pais saem de casa ele vai até a casa do seu amigo Cameron e o convence a sair da cama e curtir a vida, para isso ele pega a Ferrari anos 60 do pai de Cameron, e sua namorada na escola, inventando para o diretor que a avó da garota havia morrido, e com isso os 3 saem na Ferrari para um dia de folga.
Eles passam o dia na cidade aprontando altas confusões como jantar em um restaurante 5 estrelas na reserva de outra pessoa, participar de uma parada cantando para milhares de pessoas na rua (inclusive para seu próprio pai) e irem a um jogo da liga de basebol.
Logo no inicio do filme conhecemos o vilão da história, o inspetor de alunos Ed Rooney que faz de tudo para pegar Ferris em flagrante, uma das cenas mais engraçadas é quando ele recebe uma ligação do pai de Sloane (Mia Sara), que era a namorada de Ferris, pedindo que libere a garota do colégio pois a avó havia falecido e pensando se tratar de Ferris responde ao pai da garota "Traga o corpo da velha que eu libero a sua filha ...", em seguida o outro número toca e a secretária atende Ferris na outra linha, então corta para a cena de Cameron brigando com o inspetor no telefone.
Outra cena classica é de Ferris cantando a musica Twist And Shout dos Beatles na parada.
Curtindo a vida adoidado é um filme que mostra muitos elementos da cultura americana na década de 80, quando o cara do estacionamento resolve dar uma "voltinha" na Ferrari do pai de Cameron e na subida ele literalmente faz o carro decolar ao fundo a gente ouve a musica tema de Star Wars, também no quarto de Ferris existe enorme poster de "Don´t you forget about me", clássico do Simple Minds, pois bem amigos, chega de contar o filme senão não vai ter mais graça quando você mesmo der o Play no video abaixo não acha ?


Esse filme foi um dos que mais passaram na Sessão da Tarde e sem duvida um grande clássico dos Anos 80 dirigido por Jhon Hugges (que também dirigiu O Clube dos 5 e Garota de Rosa Chock), uma comédia para toda a familia com situações super engraçadas e sem cenas apelativas. Quem tiver oportunidade, alugue ou adquira esse DVD ou venha aqui no Blog80's para matar as saudades.

* Este post foi publicado ao som de Dr. Silvana & Cia

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Embarcando no Trem




Boa noite amigos oitentistas, estamos aqui hoje para falar de um t
empo maravilhoso, um tempo em que as crianças eram realmente crianças, e não adultos em miniatura.
Um tempo em que se fazia realmente músicas para crianças, e o maior conjunto infantil desse tempo foi sem duvida o TREM DA ALEGRIA.
O gru
po TREM DA ALEGRIA surgiu após o 1° Festival Internacional da Criança em 1983, aonde dois dos participantes Luciano e Patricia, gravaram junto a com apresentadora Xuxa e o Palhaço Carequinha o LP Clube da Criança. A dupla estourou no país com sucessos como É De Chocolate e Carrossel da Esperança.
Sobre o comando de Michael Sullivan e Paulo Massadas de Co-piloto o Trem da Alegria se tornou o maior conjunto infantil dos anos 80.
Em 1985, Juninho Bill entra para o Trem da Alegria, e o grupo grava seu primeiro LP com o nome Trem da Alegria, esse disco possuia sucessos como Uni-Duni-Tê (Uni duni duni te, oh salamê minguê, oh sorvete colorê, sonho encantado onde está você ...) com a participação especial do grupo The Fevers, e Dona Felicidade com a participação especial de Lucinha Lins. O Trem da Alegria sempre teve muitas participações especiais em seus discos de inumeros artistas consagrados.
Em 1986, mais uma integrante embarca nesse Trem, Vanessa, e com essa formação (Luciano, Patricia, Juninho Bill, e Vanessa) o Trem da Alegria chega ao seu apogeu e grava o seu maior sucesso, o disco de 1986 trazia os maiores sucessos do grupo, He-Man (Eu tenho a força, sou invencivel, vamos amigos, unidos venceremos a semente do mal), e o dueto de Juninho Bill cantando com Evandro Mesquita Fera Nenem (Eu sou o Fera, o Fera Nenem, conta comigo você vai se dar bem), neste disco também temos a participação de Xuxa em 2 musicas, Na Casca do Ovo e A Patinha da Vovó.
Em 1987 Patricia já estava ficando velha
para o Trem da Alegria, que sempre teve a concepção de um grupo de crianças cantando para crianças, por isso ela acabou saindo do Trem participando apenas de algumas musicas do disco de 1987 que trazia sucessos como Thundercats (Thundercats aventura, Thundercats fantasia, Thundercats companheiros, na luz da espada o brilho da estrela), Piui-Abacaxi (Piui Piui Piui Abacaxi, chock chock chock, chock por ai), com a participação de Xuxa. Com a saída de Patricia no meio do disco, entrou para o Trem a pequena Fabiola Braga, que não ficou muito tempo no grupo, mas participou da gravação de musicas como Mamãe, me faz um cafuné.
Quando Fabiola saiu, entrou Amanda Aco
sta que gravou seu primeiro disco com o Trem da Alegria em 1988, esse disco trazia sucessos como Pra ver se cola (Põe o seu desenho no meu, pra ver se cola, cola o seu retrato no meu e me namora), a balada Pique-Pega Pique-esconde (Vem me pegar, ela esta em seu castelo, vem me pegar, ela é tudo que eu mais quero) interpretada por Luciano e Vanessa, e Xa, Xe, Xi, Xo, Xuxa, uma homenagem a Rainha dos Baixinhos. O Disco de 1988 foi o ultimo disco de Luciano e Vanessa no Trem da Alegria, como já estavam ficando velhos por isso acabaram desembarcando.



Em 1989 o Trem voltou a ser um trio, com a saida de Luciano e Vanessa entrou para o conjunto
Rubinho, com essa formação o Trem seguiu até a sua estação final. O disco de 1989 trazia musicas como Pula Corda (de todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pula corda...), com a participação de Xuxa, e a faixa Jaspion Changeman (Guerreiros invenciveis sempre lutam pela paz, herois que a gente ama e não se esquece nunca mais), uma homenagem aos herois japoneses que faziam sucesso por aqui na década de 80.
Em 1990 o trem voltou ao estudio para lançar mais um grande sucesso, a mania da Lambada estava em alta no Brasil, e o grupo lançou duas musicas nesse ritmo, Lambada da Alegria, também com a participação da Xuxa e Lambada Danada, além da musica Saudades de Portugal que tinha a participação do cantor português Roberto Leal.
Em 1991, Rick Bueno entra para o Trem e participa da gravaçã
o junto com trio do disco de 1991. Este disco trazia musicas como O Lobisomem e Tartaruga Ninja (Existem quatro grandes companheiros, em busca da justiça o tempo inteiro, irmãos fazendo o bem a todos sem temer a morte). Rick saiu logo depois desse disco.
Com o disco de 1992 o Trem chega a sua estação final, esse disco trazia musicas como Alguem no Céu (Alguem no céu, olha por mim, guarda os segredos que eu
tenho), que foi tema da novela Corpo e Alma do mesmo ano, algumas regravações de discos antigos como Io-Io (Eu encontrei um brinquedinho divertido, tenho certeza que você vai se amarrar, duas rodinhas enroladas num barbante, te dou um doce se você adivinhar).

Bem pessoal, hoje falei um pouco sobre a discografia do Trem da Alegria, em posts futuros prometo falar sobre o que os ex-membros fizeram ao sair do Trem, muitos deles continuam até hoje no mundo da música e com otimos trabalhos.

* Essa postagem foi feita ao som dos maiores sucessos do Trem da Alegria.