terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Os GOONIES, um dos maiores classicos dos anos 80




Oi Amigos, hoje eu estou aqui para falar de um dos grandes sucessos do cinema da década de 80.A historia de um grupo de garotos que ao estarem próximos de perder suas casas encontram em um sótão, um misterioso Mapa do tesouro. Sabem de quem estou falando? Claro que sabem, sem duvida estou falando de OS GOONIES.
Os Goonies fo
i um filme com o roteiro escrito por Chris Columbus , produzido por Steven Spilberg e dirigido por Richard Donner em 1985, com Sean Austin como Mickey, Josh Brolyn como Brand, Corey Feldman como Bocão (Smouth no original), Ke Huy Quan como Dado (Data no Original), Kery Green como Andy , Martha Plimpton - Stef e o inesquecivel Jeff Cohen como O Gordo (Chunk no original).
Me lembro nitidamente da primeira vez que eu assisti Os Goonies, na Tem
peratura Máxima da Globo, em um domingo chuvoso na minha casa e Fervedouro-MG, eu simplesmente amei aquele filme. Depois disso assisti várias vezes na Rede Globo, gravei em VHS uma vez que passou na sessão da tarde, e quando comprei meu primeiro aparelho de DVD em 2005, rodei quase o país inteiro atras desse filme em DVD, até que encontrei no Shoptime.com
Toda a historia do filme se passa quando os garotos que estavam prestes a ter suas casas demolidas para o aumento da area de um Clube, quando os garotos estão na casa de Brand e de
Mickey resolvem ir ao sótão para ver se havia alguma coisa que pudessem pegar para eles no meio das coisas do Pai de Mickey, eles encontram um Mapa do Tesouro de mais de 200 anos, junto com uma moeda espanhola do século XVI e um recorte de jornal de quase 100 anos, contando a historia de um caçador de tesouros que desapareceu ao procurar o tesouro do Pirata Willie, O Caolho.
Mickey que conhecia a história de Willie O Caolho pega o Mapa e sai com os outros garotos atrás do tesouro do
s piratas e assim conseguiriam pagar a hipoteca de suas casas.
Chegando na praia, eles descobrem que o tunel que levava ao tesouro estava no porão de um Restaurante a
bandonado, mais o local não estava tão abandonado assim, o Restaurante servia de esconderijo para uma familia de Bandidos e um amável monstro com um rosto que só uma mãe poderia amar.
Para evitar que fossem pegos os garotos fogem por um tunel na lareira do restaurante, e passando por cavernas e armadilhas vão em busca do lendário tesouro. Uma aventura empolgante e deliciosa que prende o espectador a cada cena.

Para ter ideia de quando eu gosto desse filme, é só dar uma olhada no video que existe na primeira página desse Blog, uma das cenas mais clássicas e engraçadas de Os Goonies, quando Gordo (Chunk) é capturado pela família Fratelli e começa a confessar aos bandidos tudo que ele ja havia aprontado.


"Tá bom tudinho, tudinho, eu falo, na terceira série eu colei na prova de história, na quarta série eu roubei a peruca do meu tio e colei na cara quando fiz o papel de Moisés na peça da minha escola, na quinta serie empurrei a minha irmã pela escada e coloquei a culpa todinha no cachorro, mas a pior coisa que eu ja fiz foi, eu trouxe um vômito de mentira de casa e eu entrei no cinema e escondi o vômito no casaco, subi para o balcão e comecei a fazer barulhos desse jeito: - Blerg, Blerg !!!! - e joguei o vomito lá de cima em todo mundo la embaixo, ai entao foi horrivel todo mundo começou a enjoar e a vomitar uns nos outros e eu nunca me senti tão mal em toda a minha vida !!!"

Essa é uma das cenas mais classicas de O
s Goonies assim como a cena do Poço dos Desejos, e do Navio Pirata indo embora para o mar.
Te
m também a trilha sonora da Cindy Lauper interpretando Goonies 'R' Good Enough, um clássico dos anos 80, que incorpora perfeitamente ao clima do filme.
Os Goonies também foi um filme de baixa produção, entao ele tem alguns erros de gravação
que são muito interessantes, vou citar apenas alguns nesse post, que tornam o filme mais engraçado ainda.
  1. No inicio quando Mickey aciona o seu dispositivo para abrir o portão, a bomba começa a encher um balão vermelho e quando o balão estoura está cor de rosa.
  2. Na hora que Troy é jogado para o ar quando o vaso explode ele está sentado no vaso sanitário de calças, eu pergunto, porque uma pessoa sentaria no vaso sanitário com as calças levantadas?
  3. Para quem tem a versão legendada do DVD pode ver Mickey chamar claramente seu irmão Brand de Josh (Nome do ator que fazia o papel de Brand, Josh Brolyn) quando ele esta discutindo com ele no porão do Restaurante dos Fratelli.
De nenhuma forma eu enumerei esses "errinhos de gravação" para desmerecer esse grande filme, como eu disse são pequenos erros que deixam o filme mais legal ainda, afinal todas grandes produções do Cinema são recheadas de erros desse tipo, mais essa é uma outra história...

Vamos ficando por aqui por hoje, espero que tenham gostado do meu texto sobre esse filme que mexeu com a minha imaginação e de tantos outros, afinal de contas, Quem na infância nunca sonhou encontrar um Mapa do Tesouro que os levasse a uma fantastica aventura? Talvez seja por isso que os Goonies até hoje encantam crianças e adultos de todas as idades.

* Essa Postagem foi feita ao som de João Penca e seus Miquinhos amestrados e Cindy Lauper Goonies 'R' Good Enough.

Nenhum comentário:

Postar um comentário