domingo, 1 de fevereiro de 2009

Embarcando no Trem




Boa noite amigos oitentistas, estamos aqui hoje para falar de um t
empo maravilhoso, um tempo em que as crianças eram realmente crianças, e não adultos em miniatura.
Um tempo em que se fazia realmente músicas para crianças, e o maior conjunto infantil desse tempo foi sem duvida o TREM DA ALEGRIA.
O gru
po TREM DA ALEGRIA surgiu após o 1° Festival Internacional da Criança em 1983, aonde dois dos participantes Luciano e Patricia, gravaram junto a com apresentadora Xuxa e o Palhaço Carequinha o LP Clube da Criança. A dupla estourou no país com sucessos como É De Chocolate e Carrossel da Esperança.
Sobre o comando de Michael Sullivan e Paulo Massadas de Co-piloto o Trem da Alegria se tornou o maior conjunto infantil dos anos 80.
Em 1985, Juninho Bill entra para o Trem da Alegria, e o grupo grava seu primeiro LP com o nome Trem da Alegria, esse disco possuia sucessos como Uni-Duni-Tê (Uni duni duni te, oh salamê minguê, oh sorvete colorê, sonho encantado onde está você ...) com a participação especial do grupo The Fevers, e Dona Felicidade com a participação especial de Lucinha Lins. O Trem da Alegria sempre teve muitas participações especiais em seus discos de inumeros artistas consagrados.
Em 1986, mais uma integrante embarca nesse Trem, Vanessa, e com essa formação (Luciano, Patricia, Juninho Bill, e Vanessa) o Trem da Alegria chega ao seu apogeu e grava o seu maior sucesso, o disco de 1986 trazia os maiores sucessos do grupo, He-Man (Eu tenho a força, sou invencivel, vamos amigos, unidos venceremos a semente do mal), e o dueto de Juninho Bill cantando com Evandro Mesquita Fera Nenem (Eu sou o Fera, o Fera Nenem, conta comigo você vai se dar bem), neste disco também temos a participação de Xuxa em 2 musicas, Na Casca do Ovo e A Patinha da Vovó.
Em 1987 Patricia já estava ficando velha
para o Trem da Alegria, que sempre teve a concepção de um grupo de crianças cantando para crianças, por isso ela acabou saindo do Trem participando apenas de algumas musicas do disco de 1987 que trazia sucessos como Thundercats (Thundercats aventura, Thundercats fantasia, Thundercats companheiros, na luz da espada o brilho da estrela), Piui-Abacaxi (Piui Piui Piui Abacaxi, chock chock chock, chock por ai), com a participação de Xuxa. Com a saída de Patricia no meio do disco, entrou para o Trem a pequena Fabiola Braga, que não ficou muito tempo no grupo, mas participou da gravação de musicas como Mamãe, me faz um cafuné.
Quando Fabiola saiu, entrou Amanda Aco
sta que gravou seu primeiro disco com o Trem da Alegria em 1988, esse disco trazia sucessos como Pra ver se cola (Põe o seu desenho no meu, pra ver se cola, cola o seu retrato no meu e me namora), a balada Pique-Pega Pique-esconde (Vem me pegar, ela esta em seu castelo, vem me pegar, ela é tudo que eu mais quero) interpretada por Luciano e Vanessa, e Xa, Xe, Xi, Xo, Xuxa, uma homenagem a Rainha dos Baixinhos. O Disco de 1988 foi o ultimo disco de Luciano e Vanessa no Trem da Alegria, como já estavam ficando velhos por isso acabaram desembarcando.



Em 1989 o Trem voltou a ser um trio, com a saida de Luciano e Vanessa entrou para o conjunto
Rubinho, com essa formação o Trem seguiu até a sua estação final. O disco de 1989 trazia musicas como Pula Corda (de todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pula corda...), com a participação de Xuxa, e a faixa Jaspion Changeman (Guerreiros invenciveis sempre lutam pela paz, herois que a gente ama e não se esquece nunca mais), uma homenagem aos herois japoneses que faziam sucesso por aqui na década de 80.
Em 1990 o trem voltou ao estudio para lançar mais um grande sucesso, a mania da Lambada estava em alta no Brasil, e o grupo lançou duas musicas nesse ritmo, Lambada da Alegria, também com a participação da Xuxa e Lambada Danada, além da musica Saudades de Portugal que tinha a participação do cantor português Roberto Leal.
Em 1991, Rick Bueno entra para o Trem e participa da gravaçã
o junto com trio do disco de 1991. Este disco trazia musicas como O Lobisomem e Tartaruga Ninja (Existem quatro grandes companheiros, em busca da justiça o tempo inteiro, irmãos fazendo o bem a todos sem temer a morte). Rick saiu logo depois desse disco.
Com o disco de 1992 o Trem chega a sua estação final, esse disco trazia musicas como Alguem no Céu (Alguem no céu, olha por mim, guarda os segredos que eu
tenho), que foi tema da novela Corpo e Alma do mesmo ano, algumas regravações de discos antigos como Io-Io (Eu encontrei um brinquedinho divertido, tenho certeza que você vai se amarrar, duas rodinhas enroladas num barbante, te dou um doce se você adivinhar).

Bem pessoal, hoje falei um pouco sobre a discografia do Trem da Alegria, em posts futuros prometo falar sobre o que os ex-membros fizeram ao sair do Trem, muitos deles continuam até hoje no mundo da música e com otimos trabalhos.

* Essa postagem foi feita ao som dos maiores sucessos do Trem da Alegria.

4 comentários:

  1. OI VC
    EU GOSTO MUITO TREM DA ALEGRIA!!!!!SAUDADE TREM DA ALEGRIA!!!!!

    UM ABRACO
    OTACILIO JR

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha todos os discos, a decada de 80 reaumente era decada da felicidade para as criancas, criancas eram criancas, pois tinha como idolos, trem da alegria, fofão, Balão magico. bozo, mas hoje as criancas, curtem fank, pagode, é uma pena ver criancas com atitudes sencuais no corpo

    ResponderExcluir
  3. ELES ARASAM EM TDO SOU FAM DELES TENHO MUITAS FOTOS DELE ................

    ResponderExcluir