quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Para Refletir ...



Boa noite amigos oitentistas, hoje recebi por e-mail uma cronica escrita por uma grande amiga e fiel leitora desse blog, e resolvi publicá-la para que possamos refletir como eramos felizes na nossa infância e como as coisas estão com as crianças de hoje em dia, por favor, pais da nossa geração, não tomem isso como uma critica, sabemos que os tempos mudaram, que as coisas hoje não são mais como eram antes (meu Deus estou mesmo ficando velho), mais mesmo assim sugiro que leia o texto a seguir e pense no que estão fazendo com a infância hoje em dia:

SOU
Leticia Lanna Batista


"Sou do tempo que, no recreio as crianças torciam pra ter refrigerantes Crush ou Baré e chocolate Lollo na merendeira, brincavam de pique pega e pula elástico,torciam pra voltar pra casa pra assitir no Xou da Xuxa o desenho do He-man e da She-ra e escutar Trem da Alegria , Abelhudos e Balão Mágico.
Sou do tempo do Bozo, da Vovó Mafalda, do Chacrinha e sua buzina...Sou do tempo que episódios do Pica-pau, Mickey, Pato Donald, Chaves, Tom e Jerry e Pernalonga ainda eram inéditos – pelo menos pra nós.

Sou do tempo que o dinheiro ainda era o Cruzado; das bandas Sempre Livre, Rádio Táxi, As Frenéticas, Uns e Outros, Placa Luminosa, Metrô, Grafite, Inimigos do Rei, Plebe Rude e João Penca e seus Miquinhos Amestrados.
Sou do tempo que os brinquedos da Estrela eram os melhores; sou do tempo do Pogobol, do Atari, Megadrive, Nintendo, Street Fighter, Fluff, Bambolê, Geleca, do Pirocóptero, Mortal Kombat, do Aquaplay, do Vai-e-Vem, do Lango-Lango, Do Pense Bem, Genius, Pula Pirata, Cara-a-Cara, Detetive, Jogo da Vida, Imagem e Ação, do Banco Imobiliário.
Sou do tempo que criança queria ganhar bicicleta e não celular - nem existia acho(!), que no calor ligava pro colega pra chamar pra ir no clube. Hoje, fica no MSN o dia inteiro porque lá fora tá quente demais.
Enfim, sou do tempo que a gente aproveitava enquanto era criança e não ficava tentando ser 'gente grande'"

Pois bem caros amigos, porque será que as crianças de hoje precisam tentar ser "gente grande" porque será que a garotada não joga mais bola na rua, não brinca mais de pique esconde e policia e ladrão ou joga Taco na rua a noite, não é só a violência, pois mesmo em lugarejos pequenos, sem a mínima manifestação da violência urbana que aterroriza os grandes centros isso não existe mais. Simplesmente a infância verdadeira caminha para o seu fim, um final triste pois hoje em dia a criança passa da primeira infância para a adolescência, nossa vida corrida está saltando etapas na vida das nossas crianças, não sou psicólogo mais acredito que é bem provável que isso nos traga uma geração com grandes problemas.
Mais ainda há esperança para a infância do século XXI, vamos incentivar nossas crianças a voltarem a brincar de verdade como no século passado, a soltar pipa, a jogar bola, a correr, a socializar fora da tela de um computador e no mundo real e não nesse somente nesse universo virtual da grande rede.
Tudo na vida tem seu tempo, e que não incentivemos as nossas crianças a pularem etapas.
Mostrem aos seus filhos, sobrinhos, afilhados, como a infância é uma época maravilhosa e que eles não precisam ter pressa nenhuma para crescer, pois esse tempo é único e nunca vai votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário