sábado, 17 de janeiro de 2009

Viva os Anos 80



Lá se vão mais de 20 anos de história e os anos 80 continuam vivos nas nossas mentes, afinal quem não se lembra das grandes transformações históricas e culturais que aconteceram na decada de 80, o fim da era industrial e o começo da era da informação que estamos vivendo nos dias de hoje. A decada perdida para a America Latina, uma referencia a estagnação economica vivida pelos paises latino-americanos, quando se verificou uma forte retração da produção industrial e um menor crescimento da economia como um todo. Para a maioria dos países, a década de 80 é sinônimo de crises econômicas, volatilidade de mercados, problemas de solvência externa e baixo crescimento do PIB.
Na economia do Brasil, a decada de 80 trouxe o final do ciclo de expansão vivido durante o "milagre economico" dos anos 70.
Mas não somente de crises, vivemos os anos 80, se para a economia essa foi uma "decada perdida", para a cultura essa foi a decada mais produtiva do ultimo século.
Na musica despontamos fenomenos como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, alem de bandas como Dr. Silvana & Cia (eu fui dar mamãe ... lembram ???), Nenhum de Nós (Camila, Camila), Herois da Resistencia.
O New Wave e o Synthpop se tornam os gêneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves, enquanto Thriller de Michael Jackson se tornava o álbum mais vendido da Historia.
No cinema grandes filmes como a Trilogia Guerra nas Estrelas e Indiana Jones estreiam sem muita pretensão e se tornam Grandes campeões de bilheteria, filmes infanto-juvenis como Os Goonies de Steven Spilberg e Conta Comigo baseado no livro "O Corpo" de Stephen King fazem sucesso entre a garotada, nao podemos esquecer é claro das grandes comédias como Te Pego lá fora, de volta as aulas e principalmente Curtindo a Vida Adoidado, comédias adolescentes que podiam ser assistidas por toda a familia, sem cenas apelativas ou pesadas.




No esporte, ah no esporte, a copa de 1982 que o Brasil só não era tão favorito como em 1950 e o resultado foi o mesmo, prova que um grande time de estrelas não ganha jogo, quem imaginaria que naquela partida contra a Azurra italiana, Paolo Rossi que não tinha feito nada até então fosse marcar os 3 gols da seleção italiana e nos deixar somente com um misero 5º lugar, um time que tinha sobre o comando do grande mestre Telê Santana , jogadores como Falcão, Socrates, além de Zico e Junior que vinham de ser campeões Intercontinentais 1 ano antes pelo Flamengo (quem diria que eu como Vascaino que sou estaria escrevendo uma coisa dessas) acabou saindo nas quartas de finais daquela Copa do Mundo no jogo que ficou conhecido como conhecido como "A tragédia do Sarriá".

Me disseram uma vez: "- Feliz de quem nasceu entre 1975 e 1988, pois estes tiveram a última infância de verdade" - e isso é a mais pura verdade, uma infância em que se podia brincar de pique a noite na rua, jogar bola em terrenos baldios (coisa que não existe mais nos dias de hoje), jogar bola-de-gude, tomar banho so na hora de dormir, tirar esconde-esconde valendo o bairro inteiro, pular de pogobol, amarelinha, policia e ladrão, passar anel, O Atari, video-game mais avançado da epoca, com seus cartuchos serie prata, serie ouro e serie diamante, juntar os amigos no final de semana pra fazer uma farofa de ovo com banana-prata (sorte quando caia tanajura e colocava o traseiro delas no meio da farofa).
Esse é o Objetivo do nosso Blog, mostrar a você que não viveu aquela epoca o quanto os anos 80 foram maravilhosos, e para quem viveu espero que possa matar muitas saudades aqui.
Pois a partir de agora esta no ar o blog80's com uma equipe que espera gritar nesse mar de informações da Web "VIVA OS ANOS 80"

* Essa postagem foi editada ao som das "MAIS TOSCAS DOS ANOS 80"

Nenhum comentário:

Postar um comentário