sábado, 17 de janeiro de 2009

Legião Urbana – A maior e mais carismática Banda de Rock do Brasil



Esta postagem deveria ser colocada inteira hoje, mais como ficou enorme decidi dividir em 2 partes um breve resumo sobre a maior e mais carismática Banda de Rock do Brasil. A primeira parte irá abordar a historia da Legião Urbana do inicio da carreira do seu vocalista até o lançamento do álbum “As Quatro Estações”, na segunda parte que será postada na próxima semana iremos fugir um pouco do assunto anos 80 e abordar as gravações do disco seguinte dessa banda que atravessou a década de 80 com muito sucesso e merece um carinho especial de toda equipe do Blog80's.

Parte I – O Inicio

Falar do Rock Nacional dos Anos 80 é falar de Renato Russo e sua Banda Legião Urbana, os garotos de Brasília começaram em 1979 com os amigos Renato Russo, André Pretorius e Felipe Lemos (futuro integrante do Capital Inicial) com uma banda chamada “Aborto Elétrico”, que foi o embrião da Legião Urbana, o Aborto Elétrico era uma banda Punk com influencias de Sex-Pistols, Ramones e Shaw69 e se apresentava na noite de Brasília, com musicas de acordes simples e muito barulho Renato Russo compôs o que mais tarde viriam a ser grandes sucessos com a Legião Urbana, como por exemplo, Que Pais é Esse, Geração Coca-Cola e Química.
Após um desentendimento de Renato com o baterista Fê Lemos durante um show em um clube de Brasília o Aborto Elétrico chega ao fim.
Renato passa a seguir por mais ou menos 1 ano em carreira solo, ele se apresentava como “O Trovador Solitário” abrindo shows para a Plebe Rude, a maior banda de Brasília na época. Durante esse tempo Renato Russo compôs sucessos como Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo.
Depois de um certo tempo Renato Russo achou que seria mais interessante ter uma banda então ele, junto com Marcelo Bonfá, Paulo Paulista e Eduardo Paraná iniciam o que mais tarde seria a Legião Urbana.
Eduardo Paraná deixa a banda em 1983 e Ico Ouro Preto assume a guitarra da
Legião Urbana por algum tempo mais também sai da Banda, após essa dificuldade de encontrar um guitarrista a Legião resolveu chamar um garoto que nunca havia tocado tal instrumento Dado Villa Lobos, agora estava formada a Legião Urbana.
Em 1984 a Legião viaja para o Rio de Janeiro para gravar seu primeiro Disco pela Emi, durante as gravações do disco por causa de uma rescisão de contrato com a produtora, Renato Russo tenta suicídio cortando os pulsos e perde parte do movimento das mãos por 3 anos, então o baixo é assumido por Renato Rocha, vulgo Negrete, que gravou os 3 primeiros discos da Legião Urbana.
O disco de 1984, foi um verdadeiro sucesso e trazia musicas como Será, Geração Coca-cola, Perdidos no espaço, Soldados, Ainda é cedo e muitas outras que até hoje continuam tocadas por todo o país.
Em seguida foi a vez de “Dois”, um do discos mais vendidos da Legião que trazia musicas como Índios, Quase sem querer, Tempo Perdido, Eduardo e Mônica e Daniel na Cova dos Leões. O disco Dois, consolidou a Legião como uma grande banda de rock nacional, com tudo de bom e ruim que isso pode trazer, a Legião quase terminou pois a rotina massante de shows estava estressando Renato Russo que quase abandonou o grupo.
Em 1987 foi a vez de “Que País é esse” (“Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado ...” ) uma época em que todos acreditavam no futuro da nação, “Que país é esse” foi o álbum mais punk da Legião Urbana, grande parte das 9 canções do disco foram compostas na época que Renato Russo tinha o Aborto Elétrico, as mais conhecidas foram Que Pais é esse, Conexão Amazônica (que foi proibida pela censura por causa da temática, lembrando que discutir Freud e Jung em mesas de bar era algo que acontecia muito na época, principalmente em Brasília), Faroeste Caboclo, uma historia completa com personagens, inicio, meio e fim, e Química, o grito de guerra dos vestibulandos na época.
Em 1988, depois de mais de 4 anos a Legião se apresentaria novamente em Brasília, o show seria no Estadio Mané Garrincha, durante o show, por causa de uma discussão de Renato Russo com seguranças de palco e com a plateia ele abandonou o palco encerrando a apresentação poucos minutos após ter sido iniciada, foi a senha para uma baderna que terminou com 60 pessoas detidas, 385 machucadas e 64 ônibus depredados. No camarim após o incidente a banda
chorava e Renato Russo gritava “ - Não vim aqui para tocar para um bando de animais, essa cidade é maldita, tem candango enterrado no concreto desse lugar, candango que participou da construção dessa cidade maldita!”.



Pelo sim, pelo não a Legião Urbana nunca mais se apresentou em sua cidade Natal.
Em 1989 Renato Rocha abandona a banda e a Legião volta ao Estúdio com Renato Russo e Dado Villa Lobos revezando no contrabaixo para gravar “As Quatro Estações”, o álbum mais vendido da banda, com musicas como Meninos e Meninas, Há Tempos e Monte Castelo, nesse álbum Renato Russo entra em temas mais sérios como o seu drama com álcool e drogas, que podemos ver na letra de Há Tempos que abre o disco: “Parece cocaína, mais é só tristeza”, uma historia de dependência química que Renato Russo tentou purgar até o fim da vida, e no final ele bradava “Há tempos somos jovens que adoecem”, mais ou menos nessa época Renato adquiriu o vírus da Aids.
Renato Russo nunca teve dificuldades quanto a sua condição homossexual
Revelar que está na contramão da sexualidade é muito difícil, cada um tem sua decisão” chegou a dizer naquela época, mesmo assim as letras que no inicio poderiam ser lidas somente nas entrelinhas “Nossas meninas estão longe daqui, não temos com quem chorar e nem pra onde ir, lembra quando era só brincadeira? Fingir ser soldado a tarde inteira” (trecho de Soldados, de 1984), ela aparecia bem mais nítida nos discos seguintes “E eu gosto de meninos e meninas ...”, dizia em alto e bom som na letra de Meninos e Meninas de “As Quatro Estações”.
Na Próxima semana iremos continuar contando a história da Legião do
Disco V até o fim da banda em 1996.

* Esta postagem foi publicada ao Som de Legião Urbana - URBANA LEGIO OMINIA VINCIT, OUÇA NO VOLUME MÁXIMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário